domingo, 17 de novembro de 2019

Microcontos & outras miudezas 179

Banho ao cão
Mandaram-no dar banho ao cão e ele deu. Aproveitou para limpar e lubrificar as estrias, o ferrolho e o gatilho.

Não se faz
Mandaram-no ir num pé e vir no outro e ele foi e veio. Mas há coisas que não se dizem a um perneta...

Os tais canais
Pegou no telecomando e fez um périplo por todos os canais. Ah, que saudades que ele tinha de nunca ter ido a Veneza!...

Lições de História: Cristiano
Cristiano I nasceu em Oldemburgo, em 1426, e morreu em Copenhaga, em 1481. Era filho de Teodorico de Oldemburgo e de Edviges de Schauemburgo. Casou com Doreteia de Brandemburgo e teve três filhos: João, Margarida e Frederico I. Cristiano foi rei da Dinamarca de 1448 até sua morte, rei da Noruega a partir de 1450 e rei da Suécia de 1457 até ser deposto em 1464.
A reinação cansava-o deveras e, por outro lado, o monarca dava-se muito mal com o frio, que, como se sabe, é muito popular por aquelas bandas. Adoptando o apelido de Pereira, Cristiano viajou para Portugal e dedicou-se ao hóquei em patins. Foi jogador e treinador entre 1971 e 2005, coleccionando títulos de campeão nacional, europeu e mundial.
Sem mais nada para ganhar na moquinha, Cristiano I da Dinamarca, aliás Cristiano Pereira de Paranhos, interessou-se fatalmente pelo futebol, trocou Pereira por Ronaldo, anexou Jorge Mendes e mais umas quantas, e o resto é história a fazer-se aos nossos olhos (e, já agora, um cibinho também de geografia): Cristiano Ronaldo do Funchal é, hoje em dia e para todos os efeitos, rei da Dinamarca, da Noruega, da Suécia, de Inglaterra, de Espanha, de Itália, de Portugal e do mundo inteiro.

Uma luz ao fundo
- O que tu queres sei eu!..., disseram-lhe. E ele, empancado e indeciso da vida, perguntou cheio de esperança: - E o que é? O que é?...

Abençoado fastio
A minha sogra, que tem oitenta e sete anos, comeu ontem ao almoço vinte e três sardinhinhas fritas com arroz de feijão branco e tomate. E só não comeu vinte e quatro porque eu tive a previdente ideia de provar uma à saída da sertã. Perante semelhante calamidade, comi uma sande de biju com meia lata de atum em conserva. Foi o meu almoço, e é a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário