domingo, 6 de abril de 2025

Mistérios de Fafe, a desvendar


Como já aqui anunciei, desde o início do ano que tenho em funcionamento um novo blogue - Mistérios de Fafe, título que pedi emprestado à obra de Camilo Castelo Branco, quando se assinala o bicentenário do nascimento do escritor. É lá que estou a compilar, rever e "passar a limpo", com importantes acrescentos, versões optimizadas dos meus textos sobre Fafe, sobre vidas, pessoas, usos, falares e acontecimentos do meu tempo de Fafe e após, isto é, sobre o modo como o recordo ou quero recordar. Histórias e memórias pessoais, juvenis e profissionais, velhas amizades, cromos e admirações, cenas gagas ou desgraçadas, peripécias, é o que conto. Exclusivamente.
Se Fafe lhe interessa, se é habitual leitor do Tarrenego!, ou parou aqui por acaso, se gosta do que leu, então dê também uma saltada a Mistérios de Fafe, porque, estou em crer, poderá gostar ainda mais. Os títulos, alguns, parecerão os mesmos, mas os conteúdos apresentam-se substancialmente melhorados, pelo menos é o que eu pretendo. E os originais também já começam a sair.

(Mistérios de Fafe pode ser visto e lido em - https://misteriosdefafe.blogspot.com/)

O bebé que era sedentário

Estacionaram o carro junto à praia. A mulher saiu, morena e roliça, num refrescante vestido branco comprido à mãe-de-santo. O homem foi ao banco de trás buscar o filho e pousou-o no chão. O miúdo não gostou. Era ainda um bebezinho dos primeiros passos que quase não se tinha em pé. Se calhar por isso, sentou-se no empedrado, abriu as goelas e chorou o seu protesto. A mãe procurou por quem passava, era eu, e ralhou pedagógica e mansamente ao petiz, naquele português doce do Brasil: - Rodinei Uaxinton, chega! Que sedentarismo, minino!...

P.S. - Hoje é Dia Mundial da Actividade Física.

Poderosíssima

Foto Hernâni Von Doellinger

sábado, 5 de abril de 2025

Ó Montenegro, e se fosses...

Luís Montenegro, que é a pessoa mais série do mundo logo a seguir a Cavaco Silva, levou muito a mal que o comparassem com José Sócrates, uma comparação "vergonhosa" e "difamatória" que o prejudica "como cidadão, marido e pai". Até fez queixa ao Tribunal. E portanto hoje comparou Pedro Nuno Santos a José Sócrates.
Pedro Nuno Santos, diga-se a este respeito, tem documentação em dia, mulher e filho.

As misses do PS

"Sousa Pinto questiona ausência de Beleza nas listas" do PS, diz o Observador. E Sousa Pinto tem toda a razão, digo eu: as listas são realmente muito feias. As do PS e as outras todas. Mas, também, na merda em que nos enterrámos, o que é que queriam?...

P.S. - E quem diz misses, diz divas, primas-donas. Primas-donas doridas.

Quando Ben-Hur foi impedido de entrar no Presépio

Ben-Hur queria entrar no Presépio. Chamou o grupinho do costume - Spartacus, Maximus, Maciste, Hércules, Sansão, Demétrio, Ursus, Nuno Salvação Barreto, o Homem Mais Forte do Mundo e o Custódio Ardegão -, não fosse a coisa dar para o torto. E lá foram. O Pescador do Laguinho, que sabia kung fu e era segurança de discoteca em part-time, impediu-lhes terminantemente o acesso: - Noite temática, meus senhores, hoje é só anjos, pastores e reis magos. Ordens de cima. Apareçam pela Páscoa...

P.S. - O ator Charlton Heston, que se chamava John Charles Carter e ficou famoso em superproduções como "Ben-Hur" ou "Os Dez Mandamentos", morreu no dia 5 de Abril de 2008, aos 84 anos de idade.

A sarça ardente

Quando Moisés disse, todo vaidoso, "A minha vida dava um filme", Deus ficou bastante chateado, pegou lume ao monte e proclamou: - Agora apaga-o, que o Noé gastou-me a água toda.

P.S. - O ator Charlton Heston, que se chamava John Charles Carter e ficou famoso em superproduções como "Ben-Hur" ou "Os Dez Mandamentos", morreu no dia 5 de Abril de 2008, aos 84 anos de idade.