sábado, 25 de fevereiro de 2023

E só sexo!

"Isto agora é só sexo! Que vergonha! Que nojo!", resmungou a velha senhora, sem mais nem menos, ou como quem dá os bons-dias. Era realmente uma senhora vetusta, recatadamente vestida e calçada, mas com aprumo, assim a modos de irmã da caridade à paisana. O cabelo curto, antigo, pretíssimo como só ao alcance do Restaurador Olex, as mãos cansadas e a voz decidida. "Isto agora é só sexo! Que vergonha! Que nojo!", foi o que ela disse e redisse, num veemente protesto saído do nada, acrescentando em tom menor, enquanto tentava abrir o porta-moedas: - Quanto é?...
Estávamos na padaria, com efeito. Ao balcão. Para além do desabafo, bem ensaiado, a velha senhora também queria pagar os dois bijus que já guardara na saca de pano. Atrás, na fila para a máquina registadora, uma senhora um bocado menos idosa e aparentemente mais arejada deu ideia de não ter gostado muito daquilo do "Isto agora" e retrucou, numa censura mansa:
- É por isso que no tempo da senhora as raparigas solteiras não apareciam grávidas sem se saber de quem...
- Mas eu nunca! Sabe quantos anos tenho? No-ven-ta! Noventa anos, e eu nunca!... - explodiu teatralmente a velha senhora, que encontrara enfim o que de facto viera buscar: uma discussão. Para isso saíra de casa. 
- A senhora não, mas outras sim... - devolveu-lhe a senhora um bocado menos idosa.
- Não se compara! - atirou a velha senhora. - Agora não querem outra coisa, ainda ontem, ali na paragem do autocarro, um rapaz e uma rapariga naquilo, sempre naquilo, a fazerem sexo, pareciam cães, e a televisão é só sexo, sexo, sexo, de manhã à noite e pela noite dentro, sexo, sexo, sexo, que eu bem vejo... - e de repente ia-lhe faltando o ar, coitadinha, ou então o chilique também fazia parte.
Acudiu-lhe a senhora um bocado menos idosa:
- Olhe, minha senhora, faça como eu, não veja televisão. Na verdade, algumas notícias metem mesmo nojo. E com isto da pedofilia, dos abusos dos padres, dos bispos que esconderam tudo, até já nem sei se meta a minha netinha na catequese...
- Meta, meta! - mandou a velha senhora, voz da vida e da experiência. - Isso não faz mal nenhum... - explicou. -  Isso dos padres é uma coisa muito antiga. Veja bem que era eu pequena, ao tempo que isso vai, e o nosso padre já andava metido com a minha catequista. Com ela e com outras...

Kãomasutra

Foto Hernâni Von Doellinger

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

A minha vida está a mudar

Estão a fazer-me muito bem as caminhadas matinais ali em baixo no passeio da praia. Ontem achei um cêntimo e hoje topei com dez cêntimos. Amanhã vou estar atento. Assim a multiplicar diariamente, conto estar razoavelmente rico em meados da próxima semana.

Pelo buraco da agulha

Foto Hernâni Von Doellinger

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Somos pó!

"Lembra-te, ó homem, que és pó e ao pó hás-de voltar", diz a Bíblia logo na terceira página, ainda as coisas estavam a começar a compor-se. Convenhamos: a Bíblia não é lá muito inspiradora para os cocainómanos em recuperação...

O homem profundo

Era um homem profundo. E metódico. Dizia amiúde: - Penso agora, logo existo.

A raiz ao pensamento

Quando o poeta disse "Não há machado que corte", levaram-lhe logo uma serra.
Ou por outra:
Quando o poeta disse "Não há Machado que corte", chamaram logo o Antunes.

P.S. - Hoje é Dia do Pensamento ou Dia Mundial do Pensamento.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

O que é nacional é joia

O que distingue um livro português de um livro estrangeiro em geral é que o livro português é geralmente escrito em brasileiro.

Desorientação sexual

A verdade é mesmo esta: ele nunca conseguiu distinguir um tecto de um teto. E elas levavam a mal...

No país dos setores

Há o setor público e o setor privado. O setor público ensina sobretudo em escolas do Estado e o setor privado em colégios fardados e universidades altamente propinadas. Há também, por exemplo, o setor da saúde, que, regra geral, é médico. O setor da saúde também pode ser público ou privado. Ou público e privado, que isto a vida custa a todos. Quanto às setoras, também há-as e costumam ser professoras.

Contra fatos

Eu tenho um fato. Um. Comprei-o pronto a vestir em 1987, se não me engano, para um casamento, isso é certo. O casamento para o qual eu comprei o meu fato já teve pelo menos dois divórcios. O meu fato, não. E nem sei se ainda me serve, sequer se estará em condições de ser vestido. Mas é o meu fato. E contra fatos...

P.S. - Para quem se interesse por estatísticas: também tenho um par de sapatos. Um. E quatro bonés.

A língua brasileira

Recapitulando: a língua brasileira, também designada brasileiro, é uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o brasileiro é a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta.
A língua portuguesa, também designada português, é falada e escrita por uns quantos velhos e teimosos como eu.

O espetador e o espetador

Qual é a diferença entre um espetador e um espetador? Numa tourada, por exemplo, o que é que distingue os espetadores dos espetadores? Uns pagam bilhete e os outros fazem os touros pagá-las, é isso, não é? E espetadores de gelo: são adereços muito jeitosos para filmes de suspense ou uma audiência que não reage, por melhor ou pior que a fita seja? O que devo pensar quando leio um título de jornal que me diz que "Acidente em rali francês provoca a morte a dois espetadores"? E, já agora, no voyeurismo, quem é o verdadeiro espetador: o que fica a ver ou o que enfia?

O estresse

"O estresse provoca o câncer!", não se cansava de repetir o clarividente defensor do acordo ortográfico.

P.S. - Hoje é Dia Internacional da Língua Materna.

Mano a mano

Foto Hernâni Von Doellinger

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Com os cabelos em pé

"Cabeleireiro masculino". Olho para o reclame e fico sempre naquela, coçando a cabeça. Mas quê, será masculino porque é homem? Ou será masculino porque atende homens, isto é, barbeiro? E se o cabeleireiro masculino for mulher, não deveria dizer-se, sem ofensa, cabeleireira masculina? E se o cabeleireiro for feminino, o que é que temos a ver com isso? E se o barbeiro for mulher, não vamos mais longe, porque é que não é barbeira? E em caso de indefinição ou escolha múltipla, coisa absolutamente natural, poderá ser, por exemplo, barbeire? Cabeleireire? São problemas assim, arrepiantes, que de facto me afligem - quero lá saber da guerra na Ucrânia, dos balões chineses, do terramoto na Turquia e Síria, do racismo do Chega e dos outros chegas ou da pobreza de todos os feitios que atinge cada vez mais portugueses...

P.S. - "O Barbeiro de Sevilha", ópera-bufa de Rossini, estreou no Teatro Argentina, em Roma, no dia 20 de Fevereiro de 1816.

Novo Bolhão, para japonês ver 8

Foto Hernâni Von Doellinger

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Fafe e as suas tradições

Em Fafe as pessoas gostavam muito de animais, como por exemplo gatos. Quase todos os lares tinham o seu gato ou a sua gata de companhia, principalmente derivado aos ratos, que também eram muitos e caseiros, mas recebiam visitas. Evidentemente estou a falar da parte de Fafe que me diz respeito e conheço, Fafe dos pobres. Ora, havendo gatos e gatas, havia também ninhadas, porque as coisas são como são e até os bichinhos gostam. Mas alimentar um ou dois gatos, mesmo com sobras, é uma coisa, outra coisa é sustentar uma família inteira de tarecos, ainda por cima largam pêlo como o caralho e nos primeiros tempos, antes de levarem naquele focinho para aprenderem, coitadinhos, cagam e mijam em todo o lado sem respeito nenhum. Que se segue? As pessoas gostavam muito de animais e pegavam na ninhada, deixavam um gatito de reserva e enfiavam os outros todos numa saca de sarapilheira bem fechada e bem atada a uma pedra bem pesada e pegavam na pedra, na saca e nos gatos e atiravam tudo ao rio, que eram vários e lingrinhas. Não sei se Fafe conserva esta bonita tradição.

P.S. - Hoje é Dia Mundial do Gato. Que por acaso também é no dia 8 de Agosto.

Para o céu, mas de avião...

Foto Hernâni Von Doellinger

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Matosinhos pela hora da morte

"A taxa que a Câmara de Matosinhos cobra para ocupação de ossários nos cemitérios municipais subiu de 12,98 para 36,50 euros no corrente ano. Já o valor aplicado aos columbários (para depósito de cinzas) passou de 10,28 para 28,50 euros. Segundo uma nota de esclarecimento enviada ao JN, a justificação para o aumento reside nas recentes obras, quer de reparação, quer de construção de novas estruturas."
Eu não sei se é caro ou se é barato, se é escândalo ou bagatela, e desconheço também como corre o preço da conserva dos mortos pelo resto do país. Limito-me a reproduzir a notícia de hoje do Jornal de Notícias.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Ela teve dois amores (pelo menos)

Sentada ao meu lado na sala de espera do hospital, a mulher exibia um potentíssimo braço de boxista peso-pesado, coisa de meter medo. Pelo menos a mim. E no sítio do costume, como se tivesse ido à guerra, lá estava escrito e jurado, na tinta imorredoura da tatuagem às três pancadas: "Amor Maneca". E por cima do amado e levemente desbotado "Maneca", mesmo ao centro e aproveitando apenas o "e", sobressaía uma segunda demão, arrependimento ou remedeio, num verde mais fresco e ostensivamente carregado, que dizia: "Zé". "Amor Zé". Pois, é a vida...

P.S. - Hoje é Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim. E Dia do Amor...

Aqui, eu e tu, só

Foto Hernâni Von Doellinger

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Cada um é para o que nasce

Lúcia de Jesus dos Santos morreu no dia 13 de Fevereiro de 2005. Tinha 97 anos. Nascida com um nome assim, tão predestinado, a Irmã Lúcia viu Nossa Senhora em cima de uma azinheira, guardou o segredo de Fátima, entalou Salazar e a Igreja, escreveu livros de memórias, encontrou-se com papas e foi beatificada. É praticamente santa. Eu nasci Américo Hernâni Von Doellinger e, espero que me perdoem, com um nome assim escaganifobético, não tive, não tenho hipótese...

Vai passando a procissão

Foto Hernâni Von Doellinger

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Ciência no feminino

Cientificamente provado: o álcool afecta de forma diferente o homem e a mulher. O mercurocromo não.

P.S. - Hoje é Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.

O roxis

O roxis, querem saber o que é? Então cá vai. O roxis é da família do taco, mas muito mais antigo, e é sinónimo de chapa, porque ir fazer um roxis ou ir fazer uma chapa era exactamente a mesma coisa. O Hospital de Fafe, no tempo em que quem lá mandava era a "Mamer", tinha uma máquina de roxis muito velha, numa sala muito escura ao lado da urgência, que era o banco, e da escadaria interior que levava à capela, que era salão nobre. Apesar da sua estratégica localização, ali entre a vida e a morte, o aparelho tinha dia certo e horário de expediente para funcionar. A sua operacionalidade dependia, se não estou em erro, da indispensável presença ou pelo menos orientação do Dr. Mota Prego, que tinha um nome de categoria e vinha de Guimarães para tratar destes assuntos.
Quer-se dizer, o Dr. Mota Prego era o nosso especialista em roxis e uma vez ele e o Dr. Antero, se não me engano, trataram-me muito bem de uma clavícula partida que era a minha vaidade na escola e hoje ainda me dói.

P.S. - Hoje é Dia Mundial do Doente. Perdoem-me a recaída...

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Tenho pena dos comboios

Foto Hernâni Von Doellinger

As notícias dizem que a greve na CP está a "afectar" ou "perturbar" os comboios, e eu fico com pena. Dos comboios, evidentemente. A situação dos passageiros, isto é, das pessoas, também me incomoda um bocadinho, mas os comboios, realmente, coitados dos comboios...

Sobe, sobe, balão sobe

O meu telemóvel é um espertíssimo Huawei. Eu não temo que os Chineses acedam aos meus dados. Mas incomoda-me que saibam dos meus arregaçados.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

A última impressão

"A última impressão é a que fica", dizia repetidamente. E sabia do que falava. Ele era tipógrafo, especialista em offset.

P.S. - Hoje é Dia do Gráfico ou Dia Nacional do Gráfico. No Brasil.

De palanque

Foto Hernâni Von Doellinger

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

O verdadeiro drama brasileiro

O verdadeiro drama é este: Fevereiro já na segunda semana e milhões de brasileiros, sobretudo brasileiras, ainda não sabem de que se vão despir no Carnaval.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Defensor da natureza

Ele era um acérrimo defensor da conservação da natureza. Em frasco, mas sobretudo em lata.

P.S. - Hoje é Dia Nacional do Vigilante da Natureza e Dia Mundial das Zonas Húmidas.