domingo, 30 de novembro de 2025

Segurança do computador

Hoje é Dia da Segurança do Computador. O meu, comprei-o há mais de 30 anos, está preso por quatro cabos de aço inoxidável 6x19, um de cada lado, profundamente cravados nas paredes de pedra maciça, e fixado à secretária com 32 parafusos classe 12.9 que me custaram os olhos da cara. Meti-lhe também dois bons calços de madeira, daqueles que estacam camiões, mais um tijolo à frente e outro atrás. De cimento, os tijolos, dentro de robustas almofadas de penas de ganso. Equipei-o com as apps universalmente consideradas essenciais ao fim em vista, isto é, capacete, botas de biqueira de aço, luvas anticorte, óculos de protecção, máscara cirúrgica, corta-unhas e colete reflector. E, pelo sim e pelo não, retirei-lhe a bateria e nunca o liguei à corrente eléctrica. Até à data, não tenho razão de queixa.

P.S. - Hoje é Dia da Segurança do Computador.

Construtores de céus e arredores

Foto Hernâni Von Doellinger

sábado, 29 de novembro de 2025

Quem defende os defensores?

Há o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a 10 de Dezembro, e há o Dia Internacional dos Defensores dos Direitos Humanos, que é hoje, 29 de Novembro. Eu creio que o que era mesmo preciso era um Dia Internacional dos Defensores dos Defensores dos Direitos Humanos. E ficava o assunto resolvido. Ou, pelo menos, assim sucessivamente...

P.S. - Hoje é Dia Internacional dos Defensores dos Direitos Humanos.

Puxando pela vida

Foto Hernâni Von Doellinger

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Deixe estar, que está quentinho

Hoje é Black Friday e é Dia de Não Comprar Nada. Confuso? Como o tolo no meio da ponte e sem saber para onde se virar? Então vá por mim, fique em casa, não saia sequer da cama. Está um frio do caraças e é dinheiro que poupa.

P.S. - Hoje é Black Friday e Dia de Não Comprar Nada.

Adopte um e leve dois

Ouça lá! Porque é que não adopta um elefante? Eles andam aí pelos cantos, coitadinhos, depois de terem sido despedidos do circo derivado ao politicamente correcto, modernidades. São desempregados, pobres, abandonados, sujos, aleijados, excluídos, maltratados, elefantes. E agora ninguém lhes pega, por causa da má publicidade: diz que incomodam muita gente. Homessa, Cavaco Silva também, e, mais, não falta quem ande com ele ao colo! Vá lá, hoje é o dia certo, adopte um elefante, ou, olhe, melhor ainda, adopte um casal de elefantes e sinta-se bem a respeito da sua excelente pessoa, é só uma questão de organizar o espaço em casa. E os elefantes ainda hão-se ser moda...

P.S. - Publicado originalmente a propósito do Dia Mundial do Elefante. Hoje é Black Friday e Dia de Não Comprar Nada.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Prémio Literário A. Lopes de Oliveira


O Município de Fafe relança o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira / Câmara Municipal de Fafe, destinado a distinguir estudos histórico-sociais de âmbito local ou regional. O prémio tem como objetivo incentivar a publicação de obras que aprofundem o conhecimento das realidades de localidades e regiões portuguesas, reforçando a valorização da identidade regional e local. Prazo de candidaturas aberto até 31 de Dezembro de 2026. Mais informação, aqui.