Os mais tradicionalistas dir-me-ão que a vaca é portuguesa, e aí estaria imediatamente justificado o bigode. Mas a vaca, como podem conferir mais abaixo, tem os olhos em bico, é cinturão vermelho e usa hachimaki. A vaca é, portanto, um boi japonês. Para além do mais, sendo japonês, trata-se de um boi paradoxalmente abonado e manifestamente exibicionista - reparem no que ele segura (acaricia?) com a mão esquerda. Um indesmentível vergalho, em manifesta posição de ataque. E na mão direita um bernardo sobresselente, não vá dar-se o caso.
Não chego a perceber o que é que o Queijo Limiano (que, como o próprio
nome indica, é fabricado em Vale de Cambra) pretende com uma campanha
esgalhada desta maneira, embora não me custe admitir que foi apenas
distracção, tipo alguém não viu bem a coisa. Seja com for, perante esta
desafiadora imagem, tudo nesta promoção para as crianças e para a
família ganha uma ambiguidade que me põe de pé atrás. "Para mergulhar no
delicioso queijo"? "Lanches nutritivos e divertidos"? "Uma família é
feita de tudo / o que são coisas boas, / a passar de mão em mão / de
geração em geração"? Que diabo, havia mesmo necessidade?!...
P.S. - Publicado originalmente no dia 21 de Março de 2015.
Sem comentários:
Enviar um comentário