sábado, 18 de janeiro de 2020

A maldição dos Limas

O padre Adão da Silva Lima, pároco de Deão e Subportela, em Viana do Castelo, é "acusado de sacar fortunas a fiéis idosos". O JN conta hoje que paroquianos, alguns sem herdeiros directos, emprestaram ao sacerdote, sem juros e sem datas, montantes nunca inferiores a 50 mil euros. Em troca recebiam um "Diploma de Benemérito" e, digo eu, certamente um lugar no Céu. Se chegámos ao genuíno conto do vigário ou não, o tribunal o decidirá, uma vez que pelo menos três famílias já entraram com pedidos de anulação dos alegados empréstimos.
Mas o que torna a notícia verdadeiramente curiosa é que o padre Adão da Silva Lima é... irmão do padre Alípio da Silva Lima, o sacerdote que se envolveu com prostitutas e foi vítima de extorsão. Até parece que de repente alguma maldição se abateu sobre esta família de Vila de Punhe, expondo-lhe as vergonhas nas primeiras páginas dos jornais. E se é mesmo maldição, rezo para que alguém faça alguma coisa, promessa ou exorcismo, e a escandaleira pare já por aqui! Porque, tanto quanto me lembro, ainda há mais dois irmãos... e padres.
É claro que também pode ser só azar. O azar de os Limas terem sido apanhados exactamente na altura em que o JN, assustado com a queda nas vendas, saiu finalmente do armário e se assumiu como Correio da Manhã azul.

P.S. - Texto publicado originalmente no dia 28 de Fevereiro de 2012. Acontece que o padre Adão Lima está de volta às notícias: agora são os fiéis de Santa Leocádia de Geraz do Lima que não o querem como novo pároco, acusando-o de ser "uma pessoa materialista, com grandes sinais de riqueza, autoritário, inacessível, não dialogante e um mau exemplo para a comunidade". No passado sábado o povo impediu que o sacerdote tomasse posse, fugiu da missa e, ao sair, apagou a luz da igreja. Veremos este fim-de-semana.
Quanto ao irmão, padre Alípio Lima, faleceu em Fevereiro de 2013. Tinha 62 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário