sábado, 18 de maio de 2019

Fafe e o jogo do pau

Foto Hernâni Von Doellinger

Não. O jogo do pau não é "uma das maiores tradições do concelho" de Fafe. É tão tradição em Fafe como em Lisboa, em Trás-os-Montes, no Ribatejo, na Estremadura, no Algarve ou na Galiza. O jogo do pau é tão tradição em Fafe como a sueca, o futebol ou a malha, o esconde-esconde ou o dominó, que se jogam em todo o lado.
Não. O jogo do pau não foi inventado em Fafe, não deriva da Justiça de Fafe. A Justiça de Fafe é outra coisa, é lenda, lenda nossa, exclusiva, de honra, e, bem vistas as coisas, uma das poucas tradições genuínas do concelho de Fafe, que as há. Mas a autarquia fafense, aflita de cosmopolitismo, tem vergonha da nossa Justiça de Fafe, omite a nossa Justiça de Fafe, e resolveu substituí-la por um pedregulho espetado no coração da cidade, Por Baixo da Arcada.
E no entanto a Justiça de Fafe lá está, que eu bem a vou visitar como quem vai a Fátima duas ou três vezes por ano. Lá está, escondidinha, um pouco acima, e, isso é que deve doer à Câmara, farta-se de jogar ao pau com os ursos...

Sem comentários:

Enviar um comentário