terça-feira, 24 de julho de 2012

Na próxima, "O Bitó tinha uma gaita"

Quim Barreiros cantava, agarrado ao seu acordeão. Era a história simples, exemplar, da mulher que entrou no comboio sem bilhete nem dinheiro e que teve que ir "dar ao apito" com o revisor, para se safar da multa. Enquanto o Quim cantava, e como não havia universitários bêbados nas redondezas, alguém pôs um grupo de crianças a fazer um comboiinho que passava e repassava em fundo. Eram crianças de infantário, de creche, de jardim-de-infância, de pré-primária, não sei como é que se diz agora. Pequeninas. E serviam de cenário e figurantes à cantiga do Quim, "pó, pó, pó, o cumboio vai andar, pó, pó, pó, e vai sempre a apitar, pó, pó, pó, eu já lhe tinha dito que para andar no cumboio tinha que dar ao apito".
Foi fez ontem oito dias, na Curia. Deu na televisão em directo, para o País e mundo inteiro. Foi no programa Verão Total, da manhã da RTP1, com Sónia Araújo e Jorge Gabriel. Foi fez ontem oito dias e parece que só eu é que vi. Se calhar as audiências andavam certas.

2 comentários:

  1. Hernâni
    Conheço à anos a Sónia, à menos tempo o Jorge, mas tenho opinião de que são pessoas com boa formação. Imagino que ambos não tenham aplaudido a mente iluminada do realizador, que não sei quem foi. Mas têm de cumprir "ordens" vindas da régie...
    Tal como António Aleixo afirmou um dia: - "há tanto burro neste país a mandar em gente com inteligência, que até chego a acreditar que a burrice é uma ciência".
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
  2. Perdoai-lhes, Senhor, porque eles sabem o que fazem...
    M.A.

    ResponderEliminar