Mostrar mensagens com a etiqueta Descobrimentos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Descobrimentos. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Ascensão de Vasco da Gama

Os Deuses da tormenta e os gigantes da terra
Suspendem de repente o ódio da sua guerra
E pasmam. Pelo vale onde se ascende aos céus
Surge um silêncio, e vai, da névoa ondeando os véus,
Primeiro um movimento e depois um assombro.
Ladeiam-no, ao durar, os medos, ombro a ombro,
E ao longe o rastro ruge em nuvens e clarões.


Em baixo, onde a terra é, o pastor gela, e a flauta
Cai-lhe, e em êxtase vê, à luz de mil trovões,
O céu abrir o abismo à alma do Argonauta.

"Mensagem", Fernando Pessoa

(No dia 8 de Julho de 1497, era um sábado, Vasco da Gama iniciou em Lisboa a extraordinária viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Os novos gamas e cabrais. São oitenta e voltam já.

A notícia causou compreensível alvoroço. "Já está no mar a maior expedição científica dos últimos 20 anos às Berlengas". E é nossa. Repete-se: "A maior expedição oceanográfica dos últimos 20 anos já está a caminho". Nas próximas duas semanas - duas eternas semanas - , 80 pessoas vão fazer o levantamento exaustivo da vida marinha das ilhas, ... "a bordo do navio Creoula".