terça-feira, 23 de junho de 2020

Microcontos & outras miudezas 213

De vela
Acendeu a vela cheio de devoção e arrependeu-se mal ela ardeu completamente. O barco era sem motor e ele tinha-se esquecido dos remos.

Os oceanos são cinco, todos ao dobrar da esquina
Os oceanos são cinco: Atlântico, Pacífico, Índico, Glacial Árctico e Glacial Antárctico ou Austral. E têm um restaurante aqui ao virar da esquina e com garagem "Reservada a clientes" ao lado da minha porta. O restaurante chama-se muito apropriadamente Restaurante 5 Oceanos. Que se segue: aqui atrasado foi Dia Mundial dos Oceanos, e é o que se me oferece dizer.

O anormal do novo normal
Entro na padaria por quinze segundos. Sou atendido imediatamente, levo dinheiro certo, não preciso de falar e até faço apneia. Quinze segundos. Mas sou obrigado a usar máscara. Ao meu lado, atrás de mim, grupos organizados de senhoras desocupadas e alcoviteiras ocupam as mesas da padaria durante manhãs inteiras ou tardes inteiras ou manhãs e tardes inteiras, falam, gritam, riem, engasgam-se, tossem, pigarreiam, espirram e assoam-se, distribuindo generosos perdigotos pelas redondezas. Mas não usam máscara. Alguém me sabe explicar?...

O anormal do novo normal 2
Chega à porta do café e coloca a máscara. Entra. Senta-se na mesa do café e retira a máscara. E faz bem: é a norma. A máscara é apenas o bilhete de entrada no estabelecimento. Alguém me sabe explicar?...

O optimista
É uma loja de mobiliário desnecessário e outras inutilidades. Colado à porta panorâmica, o aviso de lei indica que, "devido à situação causada pelo covid-19, só será permitida a permanência de três pessoas no interior do estabecimento". E tem piada. Porque eu nunca vi ninguém lá dentro. Nem clientes, nem empregados, nem o proprietário, que passa as horas de expediente a dar água sem caneco no café da esquina.

Sem comentários:

Enviar um comentário