Mostrar mensagens com a etiqueta pedras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta pedras. Mostrar todas as mensagens

sábado, 22 de setembro de 2012

Milagre! A escola transformou-se em capela.

Parece que as pedras da Escola da Feira Velha, demolida em 2008, deram para construir uma capela particular. O que parece que está a provocar alguma comoção em Fafe. Eu fiz a quinta classe na Escola da Feira Velha - sim, houve um tempo em que a quinta e a sexta classes eram o liceu dos pobres - e confesso que o destino alegadamente dado aos escolares pedregulhos não me aflige a memória. A pedra tinha que ir para algum lado e não estamos propriamente a falar do Mosteiro dos Jerónimos.
A asneira, na verdade, fora consumada antes, quando os iluminados da treta resolveram deitar a escola abaixo.
Agora, a Câmara vendeu a pedra? Não vejo defeito nisso. Vendeu-a pelo melhor preço? Fez a sua obrigação. Deu-a a um amigo? Houve trafulhice no negócio? A pedra foi roubada? Então é preciso averiguar e depois agir em conformidade (como se tal fosse possível em Portugal...). A Câmara tem que explicar-se? Claro. O problema é a capela ser "privada"? Ó valha-me Deus...
O meu incómodo é outro - é a "capela" ela própria, feia de morrer, um susto. Uma aberração arquitectónica. Como é que foi possível terem deixado construir uma coisa de tão mau gosto? Quem deu licença? Os responsáveis por este crime deviam ser imediatamente presos.

Foto ATRIUMEMORIA