domingo, 18 de agosto de 2019

Microcontos & outras miudezas 162

Missais terra-ar
O Exército português acaba de equipar-se com missais vindos directamente da Rússia. Pequenos missais bizantinos. As ordens eram para comprar mísseis, mas alguém da intendência fez asneira na nota de encomenda.

Carteira profissional
Era uma carteira briosa. Aplicada, criteriosa, responsável, competente, conhecedora, idónea. Enfim, uma carteira profissional.

Mal comparando
A lampreia é um ciclóstomo. O João Rodrigues é um ciclístomo. 

O Velho Lau e o Lausperene
Que fique assente de uma vez por todas: o Velho Lau e o Lausperene não são uma única e mesma pessoa, como muito boa gente cuida, e, aliás, Lausperene nem sequer é pessoa. O Lausperene, ou Sagrado Lausperene, é a exposição e adoração permanente do Santíssimo Sacramento nas igrejas ou capelas. O Velho Lau é Venceslau Fernandes, ex-ciclista realmente de longeva carreira e pai da triatleta Vanessa Fernandes, Velho porque ganhou a Volta a Portugal de 1984, tinha então 39 anos, e correu até aos 46, derivando talvez daí a compreensível confusão...

P.S. - O textinho acima escrevi-o e publiquei-o originalmente no dia 27 de Abril de 2018. Li noutro dia no jornal Record que, aos 74 anos, o Velho Lau ainda faz 100 quilómetros por dia de bicicleta. Que campeão!, senhoras e senhores, promovo-o a Lau Perene.

Lições de História: Washington
Antes de ser pai do Bruno Alves, Washington foi jogador de futebol. Era um defesa central alto, bigodudo, com uma guedelha afro e mãos largas na hora de distribuir pancada. Em Portugal jogou no Espinho, no Rio Ave, no Lourosa, sobretudo no Varzim (onde fez seis épocas e 102 jogos), Famalicão e Paredes. Antes de ser jogador de futebol, Washington foi general e primeiro presidente dos Estados Unidos da América. Hoje Washington é actor oscarizado e capital da nação mais poderosa do mundo, é cidade prantada nas bordas do rio Potomac, como quem desagua paulatinamente na Póvoa vindo de Barão de Cocais.

Futebol para noctívagos
Convêm-me os jogos de futebol que começam em directo na televisão às nove e meia da noite. Como me deito às nove, com as duas horas de "antevisão" já vou para a cama a saber os princípios do fim e de barriguinha cheia.

E antes que me esqueça: parabéns ao novíssimo e diferentíssimo Canal 11, o último luxo da endinheirada FPF. É a verdadeira invenção da pólvora, o ovo de Colombo, a pedrada no charco, o quinto segredo de Fátima que estava bem guardado - relatos de jogos de futebol na televisão como se fosse rádio e imagens do esganiçado e apopléctico relatador durante hora e meia mais os descontos. Coisa bonita de ser ver. Como é que os outros canais não se lembraram disso? Muitíssimos parabéns, pois. À prima.

Sem comentários:

Enviar um comentário