terça-feira, 23 de julho de 2013

Justiça de Fafe é outra coisa

Foto GASPAR DE JESUS

Um querido amigo pediu-me ajuda: se eu lhe conseguia "resumir em duas linhas o porquê" da expressão "Com Fafe ninguém fanfe". Eu disse que não. E resumi em quatro: 
"Com Fafe ninguém fanfe" quer dizer, tão-só, com Fafe ninguém se meta. Porque, quem se meter, leva! E tem a sua origem nas lendas da Justiça de Fafe, que muito boa gente confunde, hoje em dia, com fazer justiça pelas próprias mãos. Não é nada disso. A Justiça de Fafe deve ligar-se, antes, à defesa da honra.
É isto e mais nada. Nem luta de classes, nem administração de justiça privada, nem apologia da justiça popular, nem jogo do pau, nem fanfarronice, nem sacholadas, nem pistolas e navalhadas, nem Felizardos, nem bordoada por dá cá aquele copo. Tudo equívocos. As lendas têm costas largas, de toda a conveniência para o caso em apreço, mas saber ler antes de escrever também nunca fez mal a ninguém. A Justiça de Fafe é a metáfora folclórica de uma gente de paz que não gosta de levar desaforo para casa, ou que costumava não gostar. Nós, os fafenses. O resto é treta, mais ou menos erudita. Geralmente menos.

P.S. - Fafenses deve ler-se e dizer-se "fafénses". E os ésses devem ser lidos e ditos com um xis no fim. Agradecido.

(Mais sobre o assunto em "Fafe mata mas não esfola")

5 comentários:

  1. Hernâni, se tiver pachorra, veja se concorda com a minha interpretação: http://blogmontelongo.blogspot.pt/2012/06/justica-de-fafe.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Absolutamente. E eu devo ter lido este seu texto na altura - pareceu-me conhecido agora. Mas o objectivo do que escrevo é mais modesto. Abraço.

      Eliminar
  2. "Sem esmola vai, mas sem resposta não fica"

    Beijinhos
    Guida

    ResponderEliminar