quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Segurança acima de tudo

Foto Hernâni Von Doellinger

Cidadão exemplar, o homem da direita, preocupado, respeitador da saúde alheia, rigoroso observante da legislação em vigor. Fumar no interior da loja da estação de serviço, ainda por cima local de trabalho? Nem pensar! O cidadão exemplar veio cá para fora, encostou-se placidamente às botijas de gás e, todas as precauções tomadas, então, sim, acendeu o cigarrinho em segurança máxima. Fumou até ao filtro e depois foi para casa. A pé.
Agora, repare-se, por outro lado, no gesto negligente do indivíduo da esquerda: a abastecer o seu automóvel numa bomba de gasolina. Numa bomba de gasolina, reparem no nome, valha-nos Deus! Há lá sítio mais perigoso para meter combustível!?...
Quer-se dizer, não é por acaso que as estações de serviço se chamam bombas de gasolina. Bombas. De gasolina. E não é por acaso que a gasolina se chama combustível, isto é, inflamável, isto é, explosivo.
Ou por outra, as pessoas metem gasolina de manhã, a caminho do emprego, e depois andam todo o dia com o combustível no depósito do carro, como quem conduz um enorme cocktail molotov à espera que se lhe chegue o isqueiro. Eu acho isto tudo um perigo!

P.S. - Rudolf Diesel, engenheiro mecânico franco-alemão, realizou o primeiro teste com um motor de combustão no dia 10 de Agosto de 1893, abastecendo-se com óleo de amendoim. Hoje é Dia Internacional do Biodiesel, pelo menos no Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário