segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Lições de História 53: Cristiano

Cristiano I nasceu em Oldemburgo, em 1426, e morreu em Copenhaga, em 1481. Era filho de Teodorico de Oldemburgo e de Edviges de Schauemburgo. Casou com Doreteia de Brandemburgo e teve três filhos: João, Margarida e Frederico I. Cristiano foi rei da Dinamarca de 1448 até sua morte, rei da Noruega a partir de 1450 e rei da Suécia de 1457 até ser deposto em 1464.
A reinação cansava-o deveras e, por outro lado, o monarca dava-se muito mal com o frio, que, como se sabe, é muito popular por aquelas bandas. Adoptando o apelido de Pereira, Cristiano viajou para Portugal e dedicou-se ao hóquei em patins. Foi jogador e treinador entre 1971 e 2005, coleccionando títulos de campeão nacional, europeu e mundial.
Sem mais nada para ganhar na moquinha, Cristiano I da Dinamarca, aliás Cristiano Pereira de Paranhos, interessou-se fatalmente pelo futebol, trocou Pereira por Ronaldo, anexou Jorge Mendes e mais umas quantas, e o resto é história a fazer-se aos nossos olhos (e, já agora, um cibinho também de geografia): Cristiano Ronaldo do Funchal é, hoje em dia e para todos os efeitos, rei da Dinamarca, da Noruega, da Suécia, de Inglaterra, de Espanha, de Itália, de Portugal e do mundo inteiro.

P.S. - Cristiano I foi coroado rei da Dinamarca no dia 28 de Outubro de 1949.

Sem comentários:

Enviar um comentário