quarta-feira, 6 de março de 2013

Os piores bolinhos de bacalhau do mundo

são num pequeno café, em Penafiel. Três mesas, dois jornais, um balcão sumário e a simpatia imensa do dono. Os bolinhos são tão maus, tão maus, que nunca falho quando por lá passo a horas de aperitivar. Meto o pé no degrau da entrada e sai logo meia dúzia de pedras de gelo directamente da arca frigorífica para a fritadeira de óleo cansado, que é "Para o senhor, para serem fresquinhos". Agradeço a deferência e reservo-me. Cinco minutos, não mais. As pedras de gelo vêm para a mesa a ferver e a pingar, agora em forma aparentada com a dos verdadeiros bolinhos de bacalhau, queimam-me a boca e antes assim, que enganam o paladar. Não sabem ao bacalhau que não têm, mas também não sabem à batata que são só. Escangalham-se ao toque. São maravilhosamente intragáveis e eu como-os. Já disse: o patrão é gente boa e tem três mesas e dois jornais no estabelecimento. Sei dar valor às coisas verdadeiramente importantes. Para apagar o incêndio, bebo uma taça de um obscuro vinho branco de cápsula que sabe a remédio mas não faz bem.
A minha mulher e eu descobrimos o cafezinho por acaso e já lá levei três ou quatro amigos. Para provarem "os piores bolinhos de bacalhau do mundo", é o que lhes prometo, e os amigos depois concordam. Aqueles bolinhos nunca me deixaram ficar mal. Merecem um prémio.
Até porque nos abrem horizontes. A seguir, íamos à Pita Arisca, em Lousada, comer o melhor cabrito do mundo.

3 comentários:

  1. O que também é muito jeitoso na Pita Arisca são os sapatos para casamentos.

    Jorge von Doellinger

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda aqui os tenho e estão praticamente novos. Mas na verdade são tão antigos que já estão outra vez na moda.

      Eliminar
    2. Para além de ser dos poucos sítios em que se pode comer selada de selada com molho como manda a sapatilha. Entenda-se, com vinagre! Mas vinagre vinagre não é daquelas coisas amaricadas da moda. É que, repito, é para condimentar selada de selada e não de rúcula.
      E para não ter que escrever mais nada, despacho já o departamento Pita Arisca informando que, em frente, se pode comprar trigo de cantos muito bom. Para quem não souber o que é, são também conhecidos por bolachos.

      Jorge von Doellinger

      Eliminar