terça-feira, 1 de outubro de 2024

Reforma e um par de botas

Chegou aos 66 anos mais quatro meses, menos três meses, que é o prazo dado para se meter os papéis, e reformou-se. Isso, reformou-se de papel passado e esmola a pingar ao fim do mês que é no dia 8. Ficou portanto completo, sexagenário e reformado, no ponto para aparecer nos títulos do Correio da Manhã. Idoso. Tirou o passe de terceira idade, comprou um capacete, um par de botas de biqueira de aço e um colete reflector, pôs as mãos atrás das costas e foi para o pé das obras mandar palpites.

P.S. - Hoje é Dia Internacional do Idoso.

Isto das idades realmente

O quarentão é a média de todos nós. O cinquentão começa a desconfiar da vida. O sexagenário passa a constar das notícias. O septuagenário anda em contramão na auto-estrada. O octogenário é porque se safou no acidente. O nonagenário quer que os quarentões, os cinquentões os sexagenários, os septuagenários e os octogenários se fodam e refodam. O centenário só se realiza de cem em cem anos, e está certo.

P.S. - Hoje é Dia Internacional do Idoso.

Vós não sabendes nada!

Uma rapariga da minha idade, isto é, uma idosa, na velha rua comercial de Matosinhos, de braço dado e discutindo alegremente com o neto, moço com ares de universitário repetente e bem disposto. Quadro bonito. Flagrante exemplar do eterno conflito de gerações, a sabedoria dos antigos contra a ignorância de hoje em dia. E diz ela, toda despachada e gramatical, aritmética, falando para o rapaz, sim, mas sobretudo para o redor, para quem a quisesse ou não ouvir, e pareceu-me que especialmente para mim, que lhe pareço de igualha: - O quê? Eu até sei as letras romanas, quanto mais! Vós é que não sabendes nada...
E realmente.

P.S. - Hoje é Dia Internacional do Idoso.

O passeio do idoso

O autocarro de aluguer levava à frente, à mão direita do motorista, uma perspicaz tabuleta que dizia "Passeio do Idoso". Convenhamos: a tabuleta é necessária, é preciso muita tabuleta, porque uma câmara municipal ou uma junta de freguesia não se podem dar ao luxo de organizar um "Passeio do Idoso" e o mundo ficar sem saber que a câmara municipal ou a junta de freguesia organizaram um "Passeio do Idoso", ainda mais agora que estamos praticamente a meio do mandato e todo o cuidado é pouco. Portanto, a tabuleta anunciava "Passeio do Idoso". Olhei com atenção para o interior do autocarro de 56 lugares e, a verdade é só uma, lá no meio ia realmente um velhinho, só um, mais vale só do que mal acompanhado. A tabuleta estava certa - era, com efeito, o passeio do idoso.

P.S. - Hoje é Dia Internacional do Idoso.

Estamos na Europa civilizada

Foto Hernâni Von Doellinger