segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Jorge Listopad (1921-2017)

Ulisses

Vi como ele estava a andar de casa em casa, por assim dizer, como observava o número em cada parede fronteira, como se procurasse alguma coisa. Tinha na mão uma boa máquina de filmar moderna, suponho que leve. Às vezes como se dançasse de contentamento, como se a vida fosse bela. Observei-o e lembrei-me de um antigo filme de Bergman, O Sétimo Selo; esse filme de terrível beleza que nos manipula e até o próprio Bergman manipulou; mas, nesse filme, como que em contraponto, existe um casalinho inocente que anda, canta, com uma poesia primaveril, que é de um puro lirismo. Aquele fotógrafo fotografou como um cineasta à procura de qualquer coisa que estivesse diante de mim ou atrás de mim; com os movimentos bruscos que fazia ficava parecido, pelo menos na minha memória, com um actor loiro de cara sorridente, feliz. Continuei o meu passeio e pensei que o tinha perdido de vista, mas de repente aproximou-se subindo a escadaria da rua e perguntou-me:
- Sabe onde é a Rua João Dias?
Respondi-lhe:
- Eu vou para lá. Se me quiser acompanhar…
Acompanhou-me. Chegou a essa rua ventosa e perguntou de novo:
- Onde é o número 15?
- É aí a minha casa - respondi.
Contente, ainda fez mais alguns passos da sua semidança e explicou-me:
- Sou um jovem arquitecto e estou a fazer uma espécie de estágio na EPUL; procuro as casas que receberam o prémio Valmor e fotografo as placas onde isso está escrito, como é hábito, na parede e à entrada. Mas agora verifico que às vezes essas placas especiais não existem, nem sequer uma placa simples com os nomes do arquitecto e do engenheiro, tal como acontece na sua casa. E perguntou ainda: - É sua, a casa? Desde quando é sua? Talvez a placa tenha desaparecido.
Confessei que nunca vira ali placa nenhuma a confirmar que a casa tinha recebido o Prémio de Honra de primeira classe de Valmor. Disse-me:
- É muito bizarro, bizarro. Enviam-me para fotografar o que não existe, mas mesmo assim vou filmar a sua casa para o arquivo. Onde nasce o Sol?
[...]

"Remington", Jorge Listopad 

(Jorge Listopad nasceu no dia 26 de Novembro de 1921. Morreu ontem.)

Sem comentários:

Enviar um comentário