sexta-feira, 19 de maio de 2017

A extraordinária palavra "apartir", cá está ela...

Foto Hernâni Von Doellinger

A responsável pela empresa de condomínio, licenciada e Doutora de nome próprio, precisava de escrever um aviso para colocar nas entradas do prédio e nos elevadores. Perfeita dominadora da língua portuguesa, tinha apenas uma pequenina dúvida: como é que se escreve a palavra apartir? Perguntou ao seu pessoal, que era ela, e não duvidou segunda vez. Determinou então e mandou publicar: "A Adminsitração de Condomínio informa os Srs Condominos que no próximo, dia 2 de Maio de 2017, da parte da manha, vai-se proceder a uma lavagem na garagem coletiva. Solicitamos aos Srs Condominos que retirem as suas viaturas e os bens que se danificam com a agua, dos lugares de garagem, apartir das 8:30 horas, para a sua realização."
Exactamente, apartir. A palavra apartir escreve-se da mesma forma que as palavras asseguir e afeder. Tal como porcausa. A palavra porcausa escreve-se da mesma forma que as palavras porexemplo e poracaso. Todas estas palavras obedecem ao mesmo princípio - o da ignorância.

P.S.: Escrevi e publiquei este texto no passado dia 30 de Abril. Mas a fotografia é de ontem, no Senhor de Matosinhos, e prova que a ignorância e o analfabetismo têm rodas para andar...

Sem comentários:

Enviar um comentário