quarta-feira, 1 de março de 2017

Microcontos & outras miudezas 8

De costas para a baliza
A crítica dizia que Anselmo jogava muito bem de costas para a baliza. E não admira. Anselmo era guarda-redes.
 
O maratonista dos tiros de partida
Era o primeiro a arrancar e a assumir a liderança de todas as maratonas em que participava, duas ou três por fim-de-semana. Na meta, 42,195 km depois, tinha desistido 42,145 km antes.
 
Os amigos são para as ocasiões
Um amigo de Lisboa mandou-me uma SMS. Dizia-me que precisava de falar urgentemente comigo. Não pensei duas vezes: meti-me no carro e lancei-me na auto-estrada a mais de 180 à hora. Só ao chegar a Vila Franca é que me lembrei que não tenho carro nem sei conduzir...

Como se escreve a palavra porcausa?
A jovem profissional precisava de trocar uma folga e procurou ajuda junto da colega da secretaria. Uma de cada lado do balcão. Giras. A colega da secretaria passou o papel e a esferográfica à jovem profissional, e começou a ditar:
- Solicito, so-li-ci-to, troca de folga, de fol-ga, do dia 15 para o dia 23, por causa...
- Porcausa? Que palavra é essa? Como é que se escreve? - interrompeu a jovem profissional, descontraidamente ignorante e escandalizada, e, tipo, com toda a razão.

Óculos com a bateria em baixo são uma chatice
É desagradável. Pousar os óculos e depois não saber onde. E precisar dos óculos para os óculos. E pegar no telemóvel para lhes ligar, aos óculos, obrigando-os a darem sinal de si. E então lembrar-me de que nunca os pus a carregar...

Doenças de pele e semânticas correlativas
Uma impingem. Duas já é abuso.

Entre a bisca lambida e o bilhar às três tabelas
Era um atleta de mão cheia. Dele se dizia, e com razão, que dava cartas no jogo de bilhar. Passou ao lado de uma grande carreira, exactamente porque nunca percebeu que bisca lambida é uma coisa e as três tabelas são outra. As duas juntas, com efeito, não fazem modalidade.

Apontamento social (ou cor-de-rosa, vá lá)
O casal Antunes apresentou-se como de costume: deslumbrante, no seu habitual 4-4-2 losango.

Ainda a propósito da palavra porcausa
A palavra porcausa escreve-se da mesma forma que as palavras porexemplo e poracaso. As três obedecem ao mesmo princípio - o da ignorância.

Sem comentários:

Enviar um comentário