terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A maldição dos Limas

O padre Adão da Silva Lima, pároco de Deão e Subportela, em Viana do Castelo, é "acusado de sacar fortunas a fiéis idosos". O JN conta hoje que paroquianos, alguns sem herdeiros directos, emprestaram ao sacerdote, sem juros e sem datas, montantes nunca inferiores a 50 mil euros. Em troca recebiam um "Diploma de Benemérito" e, digo eu, certamente um lugar no Céu. Se chegámos ao genuíno conto do vigário ou não, o tribunal o decidirá, uma vez que pelo menos três famílias já entraram com pedidos de anulação dos alegados empréstimos.
Mas o que torna a notícia verdadeiramente curiosa é que o padre Adão da Silva Lima é... irmão do padre Alípio da Silva Lima, o sacerdote que se envolveu com prostitutas e foi vítima de extorsão. Até parece que de repente alguma maldição se abateu sobre esta família de Vila de Punhe, expondo-lhe as vergonhas nas primeiras páginas dos jornais. E se é mesmo maldição, rezo para que alguém faça alguma coisa, promessa ou exorcismo, e a escandaleira pare já por aqui! Porque, tanto quanto me lembro, ainda há mais dois irmãos... e padres.
É claro que também pode ser só azar. O azar de os Limas terem sido apanhados exactamente na altura em que o JN, assustado com a queda nas vendas, saiu finalmente do armário e se assumiu como Correio da Manhã azul.

48 comentários:

  1. Serão familiares do Duarte LIMA?
    Só faltava mais esta!!!
    Abraço Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Miguel. Apesar de tudo, são bem melhores pessoas.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Eliminar
    2. As obras sociais de Subportela e Deão tiveram custos suportados pelo progra pares mas uma paere teve que ser suportada pelos paroquianos e as pessoas das aldeias que frequentem ou não a igreja estão orgulhosas das obras e contribuem com doações muitas vezes sem posses mas com orgulho da obra feita e não são forçados a fazê-lo fazem-bno com voto próprio sobretudo os mais idosos. As familias muitas vezes não aceitam, mas deviam perceber a vontade dos idosos e muito mais quando são idosos sem descendentes que é usual doarem todos os seus bens à igreja para que os bens sirvam uma causa pública. Assim consta ao longo dos séculos as doações e assim será de futuro. Vamos ser responsaveis e entender este ato como nobre e de bem querer, porque o Senhor *adre não abusou dos idosos acredito .

      Eliminar
    3. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

      Eliminar
  2. Conheço a Família dos Padres Limas e afirmo que são pessoas honradas, honestas, trabalhadoras com obra feita a nível social, religiso e cultural e há a acrescentar como contraditório que as noticias a público se prendem com juizos de valor que correspondem a pessoas má intensionadas sem respeito pela vida dos sacerdotes o que é de lamentar. Tenho conecimento de causa porquetambém colaborei munetáriamente para as obras sociais de Subportelae Deão

    ResponderEliminar
  3. Que frase tão obscena " Sacar fortunas a idosos" Será que as doações acumuladas de vários idosos serão fortuna ou meia dúzia de trocados? A imprensa exagera e provavelmente não entende o que se passa nas freguesias, nomeadamente nas paróquias onde o contributo para a igreja constitui uma doação livre e responsável sem pressões nem exageros. Na minha oppinião o que anda mal são as famílias carenciadas ou falidas à procura de bens dos seus idosos, quando só se lemvbram depois da morte pela herança que deixam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está um excelente ponto de vista! Muito obrigado, caro Anónimo, pela visita e pelo comentário.

      Eliminar
    2. A Comunicação Social continua a causar incómodos a alguns representantes da igreja, que insistem em meter-se em alhadas. Por falar nisso, como é que a Renascença tem noticiado estes casos?
      Grande abraço,
      P.

      Eliminar
    3. Obrigado, caro P., pela visita e pelo comentário. Só ouves a Bola Branca, não é?...

      Eliminar
    4. Nem sempre, nem sempre. Às vezes não chego a tempo para a BB do fim da tarde e só apanho a missinha das 18h30. Espaço em que, obviamente, não se fala destes empréstimos...
      Grande abraço,
      P.

      Eliminar
    5. Mas com a missinha também não ficas nada mal. Abraço.

      Eliminar
  4. Coloquei o meu comentário no local errado. Peço desculpa à Administração.
    P.

    ResponderEliminar
  5. Recebi, por meio alternativo, o seguinte comentário, que agradeço:

    "Caro Hernâni,

    Sou um seguidor habitual do seu blog que me agrada pelo incoformismo que ali encontro. Não é meu costume comentar, mas no caso presente gostaria de lhe deixar alguns apontamentos, devido ao facto de ser habitante da freguesia de Deão e conhecedor da situação que abordou.

    Note que não utilizei a expressão paroquiano, porque apesar de frequentador assíduo da Igreja optei, há cerca de 25 anos, de ir a uma freguesia vizinha, ao serviço religioso. Como não existem coincidências (existir, existem, mas dão muito trabalho), precisamente há pouco mais de 25 anos que o padre Adão foi colocado na freguesia de Deão.

    Desde o início do seu consulado que o padre demonstrou uma apetência pelo vil metal ao ponto de, em especial nas homilias, dedicar-se a pedir (actualmente o termo é exigir) ao povo que dê, seja em dinheiro, seja terrenos ou até ouro e jóias pessoais.

    A pouco e pouco uma parte dos paroquianos, mais concretamente as pessoas que nunca concordaram com "a lei do quero posso e mando do novo xerife", acabaram, tal como a minha família, por optar por procurar outros serviços religiosos mais próximos da verdadeira fé cristâ.

    Deste modo, a paróquia ficou entregue ao "vendilhão", que intimida a seu bel prazer os mais velhos e desfavorecidos, na exigência incessante de meios financeiros para satisfazer as suas ambições, tendo inclusive chegado ao ponto de colocar caixas de donativos na residência de diversos paroquianos a quem exige que nela depositem pelo menos, 1 euro, diáriamente. Custa a acreditar não é?

    Não querendo abusar do seu tempo, deixo-lhe mais uma "pérola": pouco depois de ter sido colocado na freguesia, o padre Adão fez obras na casa paroquial, onde residia, para criar melhores condições de habitabilidade. Poucos anos depois, optou por mudar-se para a sua própria moradia na sua zona natal, tendo levado consigo algum mobiliário, bem como a empregada da paróquia de Deão, que pernoita na casa do padre: pelo menos, ao contrário do irmão, não precisa de contratar certos serviços em "outsourcing"...

    Se por acaso achar que este desabafo merece ser colocado na sua caixa de comentários, esteja à vontade.

    Abraço do,

    Arthur T"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O irmão P. José Silva Lima da U. Católica de Braga também não fazia outsourcing, partilhava apartamento em Braga com uma funcionária da Universidade, por sinal amiga da familia de longa data :P

      Eliminar
  6. Sei que o Senhor Padre passou por momentoa muito complicados para prosseguir as Obras tanto em Subportela como em Deão. Assomeu compromisss que lhe exigiram esforços monetários e pediu a colaboração de todos inclusivé venda de rifas mealheiros com trocados, etc. Não roubou nada a ninguém menos sacar fortunas, que com a crise queria saber onde estão essas tais fortunas, muito menos nas aldeias do alto minho. Parabéns aos beneméritos que deixam em Subportela e Deão uma obra social impar

    ResponderEliminar
  7. Hernâni
    Era minha intenção não dar opinião dobre este caso com o padre Adão Lima, até porque conheço bem um outro salafrário, (leia-se padre), que, abrigado pelo Clero, faz patifarias de que eu me envergonharia e muito.
    Não o farei portanto. Quero só elogiar o depoimento e a coragem do Sr. Artur T.
    Abraço
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, caro Gaspar de Jesus, pela visita e pelo "não comentário".

      Eliminar
  8. Os tempos são difíceis e com tanta crise de valores como a honradez e honestidade tudo serve para denegrir a imagem de um sacerdote que por arrasto com um irmão que por sinal é um cidadão com boas práticas de cidadania, independentemente de ter caido em tentação, assim como há casais com boa imagem social que também caiem em tentação e aparça o primeiro a tirar pedras sem olhar para si primeiro, acharam por bem fazer denuncia ~de coisa nenhuma e que dá em águas de bacalhau, porque sei que os velhinhos estavam e provam o seu juizo perfeito, embora avançados na idade.Precisamos todos de muita sensatez e algum escrupulo no que dizemos e fazemos.

    ResponderEliminar
  9. Sr. abade Adão Silva Lima - (22) vs. Sr. prior Alípio Lima - (4)

    Grande cabazada!... nem deus nosso senhor conseguiu fazer deste prélio uma coisa mais equilibrada. Nem entre irmãos!...

    j.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A coisa tem uma explicação muito simples, como o meu bom amigo bem sabe. Mas não sou eu quem a vai aqui esmiuçar (pelo menos para já!). Obrigado, caro j., pela visita e pelo 22.º comentário. Até amanhã, até às fanecas.

      Eliminar
  10. Sou de Vila de Punhe e conheço muito bem a familia dos Limas! Para ser muito sincero não acredito em muita coisa que se diz, tanto pela comunicação social como pelo povo,Já diz o ditado:"Quem conta um conto acrescenta um ponto". Podem, os acusar de muita coisa, mas sérios e honestos sempre foram, pois foi sempre a educação que levaram dos seus pais. Sei o que estou a dizer porque passei muito tempo pela casa deles e lembro-me muito bem como era. Agora, parem um bocado para pensarem, praticamente num mês vir a ser noticia, dois irmãos Padres á vaila OS LIMAS, ainda não vai á muito e quanto eu sei um outro irmão foi também prejudicado, que por acaso também é sacerdote. Isto não será uma cabala contra eles! Estou certo que sim. Agora reparem, as obras que eles já fizeram falam por si e é pena que não tenham conta isso e nãoresolvam os casos com seriedade.Quero deixar um abraço de soliriedade tanto ao Alipio como ao Adão e coragem e os olhos virados para a frente e Jesus Cristo que era bom também não agradou a toda a gente e mosmo assim nos salvou! Abraço muito forte aos padres LIMAS. Coragem

    ResponderEliminar
  11. Também sou conterraneo dos Padres Limas e já manifestei a minha solidaridade de uma forma singular e anónima para que não se envergonhem ou se sintam constrangidos com tanta polémica. Quase sei quem foi o conterraneo de prestigio que elaborou o comentário identificando-se como Vilapunhense porque respeita os Padres Limas e os considera sacerdotes com carisma.

    ResponderEliminar
  12. Já te viste ao espelho? Ganharias mais com isso.

    ResponderEliminar
  13. Sim, porque és um Hernâni sem cara...

    ResponderEliminar
  14. Pena que a Alta autoridade para a Comunicação Social não regule os vossos sitios e tipo de comunicação. ADEUS.

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigado, caros Anónimos, pelas visitas e pelos comentários.

    ResponderEliminar
  16. Para o anónimo do "já te viste ao espelho?":

    E tu? Tens o espelho embaciado ou partido? Por acaso também tens cara?

    Atenção! Espelho partido provoca 7 anos de azar.

    Branca de Neve

    ResponderEliminar
  17. Depois de ler várias noticias sobre o caso do Pároco de Deão e Subp+ortela e depois de vários comentários chego à conclusão que o título "Maldição dos Limas" está de acordo com tanta desgraça. embora não seja desgraça nenhuma, a não ser um "diz que disse" o que é de lamentar e de uma falta de respeito pelo sacerdote e pelo Bispo da Diocese. Como os Portugueses adoram telenovelas este caso e outros aklimentam o povo e ajudam a esquecer a crise e a falta de valores a que este país chegou.
    Um voto de solidariedade ao Senhor Padre Adão e acredite que são muitos os que acreditam no sua honestidade. Bem haja pelas obras sociais e continue a trabalhar com mérito e dignidade.

    ResponderEliminar
  18. EStes irmãos Limas Padrs ou não são todos uns sacanas... Mandam em todos sim porque o zé povinho que está ao lado deles não passam de pessoas inqualificadas que ainda por cima mereciam o respeito daqueles que contribuiram para eles pagarem os estudos de padres se é que isso interessa a alguem, mas ao contrário ainda gozam com o dinheirinho que essa gente com sangue suor e lágrimas angariou para a sua velhice. Pessoas dessa deviam ser presas e acorrentadas.

    ResponderEliminar
  19. Estes Padres LImas são todos uns arrogantes e propotentes. Por acaso será que alguem os convidou para mentiram mais nos sermões do Senhor dos Passos...!!! É que isso seria um sacrilégio para a Igreja Católica que só tem pedofilos, amigos das prostitutas das criadas ...!!! Com o dinheirinho do zé povinho...!!! Fiscalizem os bens de depois julguem de onde veio tudo que eles tem....!!!è tudo por vondade senhor perdoai-lhes...!!!

    ResponderEliminar
  20. Sabem que esse Padre Alipio Lima que andou em sites eróticos de prostitutas, sabe muito...!!! Mas há quem saiba mais que ele...!!! Ele é que julga que na Freguesia são todos acéfalos mas não...!!! Quem ele não manobra são do contra...!!! mas sempre tem os cordeirinhos que abanam a cabeça e comem no lombo porque gostam...!!! É lá com eles e com as amiguinhas da prostituição:::!!! Coitado foi enganado ....!!! que Deus lhe perdõe o Bispo tambem perdo-ou.Amem.

    ResponderEliminar
  21. Caros amigos a máscara dos Padres LImas caiu e de que maneira...!!! Vergonhosa...!!! já devia ter caido á muito porque muita gente sabia os podres desses senhoras que de diziam"PUDICOS" tanta santidade mas isso era só para quem queria acreditar...!!! Eu é que não e, como eu muitos...!!! Mas Eles Julgavam-se intocaveis mas a mentira tem perna curta e então cá vai disto Evaristo...!!!

    ResponderEliminar
  22. Sem comentários, estes Padres Lima são do quero, posso e mando, se não fosse assim, servem do altar para blasfemarem, insultarem e angariar dinheiro para calar as criadas as empregadas dos centros de quem eles se servem, não é só das prostitutas, essas, calam mais para terem o trabalhinho, por isso só entra nesse locais pessoas inqualificadas que tratam mau os velhinhos e depois o senhor padre vai desculpar-las junto da Segurança Social. mentindo como ele muito benm sabe fazer...!!!...!!!Esse Senhor Chama-se Alipio Lima...!!!...

    ResponderEliminar
  23. Não vamos desixar de dizer que as prostitutas levaram com esta história mais de 40.000 Euros e segundo dizem os entendidos eram para o Centro Social que o estado enviou... Dinheiro dos nossos impostos... É isto que é bom senhor... como o povo inqualificado diz... Ele não faz nada que não lhe dê lucro para ele... Primeiro o dele depois lá irá algum para o centro Sim....!!!!

    ResponderEliminar
  24. E ainda ninguém se lembrou do outro irmão, o Padre José da Silva Lima e dos vários casos deste na Universidade Católica de Braga ... muito mais escandaloso ...

    ResponderEliminar
  25. Muita falta de sensibilidade e de respaito.
    Noutra época havia punição por ditos impróprios e por declarações sem provas "falar sem provas" o que lamento.
    Quem não tiver falhas que atire aprimeira pedra.

    ResponderEliminar