3. A escola náutica de Sagres. Esta é muito boa: a famosa Escola Náutica de Sagres "nunca existiu", garantia-me o professor catedrático e historiador Fernando Sousa, há coisa de nove anos, para um trabalho que fiz na revista do jornal 24horas. E ele não estava sozinha nesta certeza absoluta. António Manuel Hespanha, reputado historiador e jurista, também não reconhecia a existência dessa tal "academia" alegadamente fundada e dirigida pelo Infante D. Henrique e onde se reuniriam "astrónomos, cartógrafos e pilotos, produzindo um conhecimento científico sistemático para guiar as navegações dos portugueses". Isto é galga, e das antigas, uma espécie de lenda que muitos acreditam ter sido inventada por historiadores ingleses e portugueses.
O professor Francisco Ribeiro da Silva ainda admitia que o título de "o Navegador" dado ao Infante até "não seja historicamente desajustado", mas a verdade é que não havia escola náutica nenhuma.
Rezava a tradição que D. Henrique criou a Escola de Sagres por volta de 1417, no Algarve, e ali teriam sido formados grandes descobridores de mares e mundos como Vasco da Gama ou Cristóvão Colombo.
Um histórico exagero! Se calhar o Infante até teve essa ideia luminosa, mas as dificuldades que encontrou - ontem como hoje - seriam tantas que não conseguiu realizá-la. E, no entanto, os Descobrimentos lá foram acontecendo...
Sem comentários:
Enviar um comentário