segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Hei-de cantar, hei-de rir

Cuidado com o riso!
Tomem-se todas as precauções. O riso é altamente contagioso.

O melhor remédio
- O riso é o melhor remédio?
- Há quem diga...
- E é comparticipado?  

Eu queria ser palhaço, mas palhaço completamente
Sonhava-me no circo, não do lado cómodo do público, mas no centro das atenções, no lado cómico, de nariz vermelho, cara pintada e sapatos de metro, a inventar alegria para os outros. E para mim. Isso, alegria para mim. Porque eu sempre quis ser palhaço. Ou por outra: quando eu era pequeno, primeiro queria ser grande. E quando fosse grande queria ser palhaço, maquinista de comboio, famoso, padre, polícia à paisana, pianista, advogado, jornalista, actor, bombeiro, jogador de futebol, tarzan, presidente da república, terrorista, papa, escritor, herói, cantor, ciclista, santo e piloto de avião de guerra como o major alvega.
Que se segue: já há muito que sou grande e, francamente, sou tarzan e é um pau. Sou tarzan como a maioria dos portugueses: estamos de tanga e isso é indesmentível, somos portanto tarzões.
Mas palhaço é que era! Alguns amigos, lisonjeiros, dizem-me que eu às vezes até sou um bocado palhaço. Por outro lado, alguns filhos da mãe que não me gramam acusam-me de eu às vezes ser um bocado palhaço. Palavra de honra, às vezes e um bocado não me chega: eu queria ser palhaço, mas palhaço completamente.

Brincar em serviço
Ele nunca brincava em serviço. O que, para um palhaço de circo, era talvez contraproducente. 

P.S. - Hoje, 18 de Janeiro, é Dia Internacional do Riso.

Sem comentários:

Enviar um comentário