quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Júlio Dinis 7

Entre os súbditos da rainha Vitória residentes no Porto ao começar a segunda metade do século dezanove, nenhum havia mais benquisto e mais obsequiado, e poucos se apontavam como mais fleumáticos e genuinamente ingleses, do que Mr. Richard Whitestone.
Por tal nome era em toda a cidade conhecido um abastado negociante de fino tacto comercial e génio empreendedor, cujo crédito nas primeiras praças da Europa e da América, e com especialidade nos vastos empórios da Grã-Bretanha, se firmava em bases de uma solidez superabundantemente provada. Nos livros de registo do Bank of England, bem como nos de alguns Joint Stock banks e dos banqueiros particulares da City ou de West-End, podia-se procurar com êxito documentos justificativos deste crédito florescente.
Não era Mr. Richard homem para seguir somente caminhos batidos, nem para empalidecer ao abalançar-se em veredas não arroteadas, onde se achava a sós com os seus esforços e tenacidade.

Por vezes arriscara capitais a inaugurar companhias, a plantar novos ramos de comércio, a auxiliar indústrias nascentes, aventurando assim proveitosos exemplos, para serem seguidos depois, já com melhores garantias de lucro, pelo seus colegas, caracteres em geral cautelosos e positivos e sempre desconfiados a respeito de inovações. 

"Uma Família Inglesa", Júlio Dinis

(Júlio Dinis nasceu no dia 14 de Novembro de 1839. Morreu em 1871.)

Sem comentários:

Enviar um comentário