domingo, 9 de agosto de 2015

O típico domingo de Verão em Matosinhos

Foto Hernâni Von Doellinger

É um dos tais domingos. Matosinhos fumega e cheira que até mete nojo. Os restaurantes rebentam pelas costuras e pelas esplanadas, e isso é bom, mas fedem como peido podre, enevoam a rua e arredores à espera do tal sebastião que come tudo, tudo, tudo. Peido podre, disse eu bem. Peido e podre, estão a ver a terrível combinação? Conseguem snifar o desastre?
A campanha publicitária World’s Best Fish está muito bem caçada, mas evidentemente que Matosinhos não tem o melhor peixe do mundo. Tem um peixe honestinho, com que me regalo agora apenas bissextamente, e não é peixe de restaurante. É outro peixe, de que a publicidade não sabe, e ainda bem para mim.
A campanha da Câmara Municipal, para ser tão honesta como o peixe que tão bem apregoa, devia também avisar todos os camones e sabás e outros simpatizantes de que ao domingo não há sardinha fresca. Não há! E que o calor faz mal à sardinha ressessa, e que a sardinha descongelado, no Verão, é uma bosta - embora a correctíssima campanha possa explicar esta última parte por outras palavras. E que depois, aos domingos - porque ninguém me liga -, com a sardinha embalsamada a penar na brasa, é este smoke, este smell, enfim, cette merde.
A minha sorte é que gosto de Matosinhos assim.

4 comentários:

  1. A sardinha de matosinhos também é honesta?

    jvd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem dias. Geralmente, não. Mas há um certo sítio que tu sabes, e ainda anteontem nos aqueloitrámos cá em casa com catorze a dividir apenas por mim e pela minha senhora. Um mimo!
      Abraço.

      Eliminar
  2. Ó Hernâni esta tua histórinha, para além de verdadeira, teve o condão de me recordar outra estória que ouvi há muitos anos. Ia um sem-abrigo a subir uma das ruelas empinadas de Lisboa. Os gritos do seu estômago aumentavam á medida que o olfato lhe dizia que alguém por perto estava a assar sardinhas. Guiado pelo cheiro, levantou o nariz e reparou que alguém do alto de um 5º andar lhe acenava que subisse. Quando muito a custo bateu na porta ouviu uma voz que perguntava: - o senhor gosta de sardinhas assadas de um dia para o outro...??? Gosto sim minha senhora ! - Então, volte cá amanhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela primeira vez na minha vida, vou dizer o seguinte: rsrsrsrsrsrsrs...

      Eliminar