sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Belas e perigosas

As mamas. As mamas falsas. Pior: as mamas da candonga. Há que ter cuidado com elas e o melhor é mesmo deitá-las fora. O ministro francês da Saúde, Xavier Bertrand, acaba de recomendar, "a título preventivo e sem carácter de urgência", que as mulheres que têm implantes mamários da marca Poly Implant Prothese (PIP) os removam, mesmo que estes não apresentem qualquer sinal de deterioração. Em França há 30 mil mulheres com este tipo de implantes da PIP, que foram feitos com silicone industrial, dez vezes mais barato e não apropriado para produtos clínicos, tendo revelado uma taxa de ruptura de dez por cento, muito superior ao normal, que não costuma ultrapassar os quatro por cento.
Em Portugal, ontem, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) também aconselhou as mulheres portuguesas "a consultarem o cirurgião ou médico assistente na unidade onde lhes foi colocado o implante, a fim de poderem ser submetidas a exames de vigilância". De acordo com a DGS, no nosso país apenas cerca de três por cento de todas as próteses mamárias implantadas são da marca PIP, "estimando-se que 1.500 a 2.000 portuguesas tenham estas próteses implantadas".
Moral da história: a vaidade tem um preço e não é preço de saldo. Para a próxima, caras amigas, exijam que eles abram os cordões à bolsa e paguem umas mamas em condições, de qualidade clinicamente comprovada. Estas, sim, só em quatro por cento dos casos é que rebentam e, quem sabe, matam. Não é bom?

4 comentários:

  1. Para todos os tarreneguistas, em especial para o excelentíssimo administrador, um grande abraço de Boas Festas.
    Paulo Silva, o P.

    ResponderEliminar
  2. Claro que me preocupo com as mulheres que por questões de saúde têm, ou tiveram, que reconstruir a mama.
    Aquelas que o fazem por questões de estética, bom, essas, estarão a correr riscos desnecessários e só lhes posso desejar a melhor sorte.
    Confesso-me a ti caro Amigo, que não gostaria de morrer sem esclarecer uma dúvida dita de existêncial: gostava de afagar uma mama com implante só para saber se há diferenças...rsrsrs
    Já indaguei! Uns afirmam que sim, outros dizem que não!
    Cá para mim, estão todos a mentir.
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
  3. Ai gostavas de afagar!... Saíste-me cá um afagador...
    Obrigado, Gaspar, pela visita e pelo comentário.

    ResponderEliminar