quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Por Asgard!

Liguei à minha mãe para receber a indispensável bênção semanal, e a minha mãe disse-me que em Fafe estava um frio de rachar, daquele frio que parece que "já passou por muita neve", portanto sucessivamente reforçado, e que por volta das seis, sete horas da manhã ouviu um too. A minha mãe ficou muito admirada por ser só um. Ainda admitiu, a rir-se com os botões, que talvez fosse uma bomba, mas não, o que ouviu foi mesmo um too, tinha a certeza.
É este falar antigo, escorreito, musical, tão galego nosso, que me apaixona tanto, e suspeito e lamento que sejam já poucos os que o guardam em Fafe. Atenção: a minha mãe falou bem. A minha mãe fala sempre bem. Toar é sinónimo de trovejar e portanto um trovão é um too. Lê-se e diz-se tôo e não tu, à estrangeira. A minha mãe ouviu um too e deram-me saudades de ser pequeno...
 
P.S. - Publicado originalmente no dia 4 de Abril de 2019. Na mitologia nórdica, hoje, 19 de Janeiro, é dia do Festival de Thor, deus dos relâmpagos e trovões e das batalhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário