quarta-feira, 6 de maio de 2020

Microcontos & outras miudezas 203

O auto-suficiente
Beijo-me e desejo-me - dizia.

Como se...
Era efectivamente um poeta. Dizia-lhes, de voz pisca e olhos tremelicantes: - Beijo-te como se te beijasse...

Num beijo
Num beijo nada! - queixava-se. E realmente.

Vais ver quando eu chegar a casa
Era uma mãe à moda antiga, severa, de mão lesta, e foi chamada à escola derivado ao filho. Ouviu o que não queria, enfunou, e ligou ao miúdo logo ali, à frente de quem de direito, para que soubessem: "Vais ver quando eu chegar a casa!", ameaçou cheia de nervos e até o telemóvel cor-de-rosa com florzinhas estremeceu. O filho, que era cego, ficou todo contente.

Vesti la giubba
Os cónegos sempre me fizeram rir: olhem-lhes para as vestimentas cerimoniais e digam-me se não nos vem logo o circo à cabeça...

O compasso
O compasso divide a música em intervalos de tempo iguais. Muitos estilos musicais tradicionais já presumem um determinado compasso: a valsa, por exemplo, usa o compasso três por quatro (ou ternário simples), enquanto o rock se serve por norma do quatro por quatro (quaternário simples), do doze por oito (quaternário composto) ou também do velho três por quatro da valsa. O compasso faz arcos de circunferência mas não de violino, é uma modesta constelação de estrelas praticamente apagadas no hemisfério sul e, aqui que ninguém nos ouve, tem qualquer coisa de maçónico. O compasso costumava sair à rua no Domingo de Páscoa.

Contraditório
- Mas há ou não há contraditório?
- Há, sim senhor.
- Bem. É que eu acho que...
- Calou!

Sem comentários:

Enviar um comentário