segunda-feira, 15 de março de 2021

A Fnac e a Leya andam a vender livros assim

Foto Hernâni Von Doellinger
A fotografia não está desfocada. O livro veio mesmo assim, ilegível - triste destino para o que é escrito para ser lido. Ofereceram-mo pelo Natal, comecei hoje a ler e encontrei esta merda: uma série de páginas com graves defeitos de impressão, algumas páginas esborratadas e absolutamente ilegíveis. O livro é "Teatro de Sabbath", de Philip Roth, edição da Leya/D. Quixote, e foi comprado na Fnac do NorteShopping. Liguei há bocado para a Fnac a perguntar se faziam o favor de mo trocar, uma vez que manifestamente foi vendido com defeito de fabrico. Que não, que já tinham passado os trinta dias regulamentares para apresentar reclamação - foi o que responderam.
Portanto, se vai à Fnac comprar um livro (e recomendo-lhe que não vá), não se esqueça de inspeccionar todas as páginas, uma a uma, antes de o levar para casa. E tem um mês para o ler ou está fodido.

Já agora, a alma caridosa que me oferece os meus melhores livros deu-me também, pelo Natal, "As Aventuras de Augie March", de Saul Bellow, edição da Quetzal, comprado igualmente na Fnac do NorteShopping. Acabei-o ontem. O livro é extraordinário, melhor do que um filme, mas a revisão do texto é uma desgraça. Faltam artigos definidos às carradas, multiplicam-se os erros de concordância, refazem-se frases sem se apagar as palavras alegadamente substituídas, aparecem do nada, aqui e ali, páginas com um português construído à la brasileira. Como disse, uma desgraça. E, como se prova, uma desgraça nunca vem só. 

P.S. - Publicado originalmente no dia 19 de Janeiro de 2015. Nesse mesmo dia recebi um e-mail de Cecília Andrade, editora da Dom Quixote (grupo Leya), que dizia:

Tomei conhecimento do seu comentário no seu blog sobre os erros de impressão num exemplar do livro "Teatro de Sabbath". Lamento o que lhe aconteceu e quero desde já manifestar-lhe a minha indignação pelo facto de a FNAC não lhe ter trocado o livro. Uma troca por defeito não deveria nunca seguir as regras de trocas das lojas. As editoras, por regra, recebem os exemplares com defeito e substituem-nos. Pelo que só posso concluir que a FNAC não se preocupa muito com os clientes. É pena.
Uma vez que o livro tem um erro de impressão, a responsabilidade é da gráfica que tem que assegurar um controlo de qualidade. Este livro terá escapado a esse controlo. Mas a responsabilidade é também nossa e por isso agradeço que me envie o seu endereço postal para lhe mandar um exemplar em condições. Não se deixa a meio um livro de que se gosta - e muito menos um livro de Philip Roth, digo eu. 
Fico a aguardar.
Obrigada.
Com os melhores cumprimentos,
Cecília Andrade

E a Dom Quixote mandou-me realmente um livro em condições.

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