segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Forever young

Juventude é, basicamente, o período da vida humana que vai da infância à maturidade. É a mocidade, a adolescência. Um tempo de aprendizagem e de formação de carácter. Existe um satisfatório consenso entre a ciência e o senso comum quanto a esta matéria. É-se jovem, grosso modo, entre os 15 e os 24 anos. Este é o entendimento geral. As excepções são as jotas partidárias e, escandalosamente, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).
Margarida Balseiro Lopes faz 30 anos no mês que vem e lidera a JSD. Maria Begonha tem 30 anos e é a secretário-geral da JS. Francisco Rodrigues dos Santos faz 31 anos no mês que vem e é o presidente da Juventude Popular. José Pedro Freitas tem 41 anos e é o presidente da ANJE. Terão os quatro algum atraso? Parece que não.
Apesar de tão "jovens", e por definição imaturos, Margarida, Maria, Francisco e José Pedro já têm a vida praticamente resolvida. A líder da JSD é deputada desde 2015; a líder da JS é também política profissional, aparelhista, e até se engana no currículo como é de norma; o líder da JP é advogado de sucesso e foi distinguido no ano passado pela revista Forbes como um dos sub-30 mais promissores da Europa; o líder da ANJE tem nove empregos no seu perfil, entre os quais o de administrador financeiro da inevitável Mota-Engil, e é... líder da ANJE. Putos espertos, há que reconhecê-lo...

Eu sei. "A juventude é apenas uma palavra", como dizia o sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002). Ou é uma coisa muito relativa, como digo deu. Tão só palavra e relativa que até serve para manipular a opinião pública e os sentimentos das pessoas, umas vezes mais ou menos subliminarmente, outras vezes às escâncaras. Têm visto as notícias? "Homem de 18 anos deu duas facadas...", "Jovem de 27 anos vítima de...". Têm visto?

P.S. - Hoje, 12 de Agosto, é Dia Internacional da Juventude. Quer-se dizer, de nós todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário