quinta-feira, 20 de junho de 2019

Microcontos & outras miudezas 148

E os casamentos de Santo António?
Sim, os casamentos de Santo António, esse ancestral, nunca desmentido e bem aferrolhado segredo das catacumbas vaticanas. Quantos foram afinal? Dois, como a Luciana Abreu? Três, como o Pedro Santana Lopes? Quatro, como o Nicolas Cage? Oito, como a Elizabeth Taylor? Vinte e três, como Linda Wolfe? Vinte e oito, como Glynn Wolfe? E os divórcios do fradinho, amigáveis ou litigiosos? E filhos, houve-os? E os noivos de Santo António, serão apenas um boato? O silêncio da Igreja Católica sobre este escândalo é ensurdecedor. A ignorância da revista Lux sobre este ensurdecedor é um escândalo.

Lições de História: Adão
No dia 9 de Junho de 721, Odão da Aquitânia derrotou os mouros na Batalha de Toulouse. Odão foi inimigo e depois amigo de Carlos Martel. Mil duzentos e quarenta e um anos depois, no dia 13 de Março de 1962, Adão Oculista abriu o seu primeiro estabelecimento. O Senhor Adão da portuense Rua de Santa Catarina tinha todo o ar de quem prefere Carlos Gardel.

Condenado por Pelágio
Copiou, assinou, publicou, licenciou-se, mestrou-se, doutorou-se, professordoutorou-se, descobriram-lhe a careca e levaram-no à presença do rei. Foi condenado por Pelágio. Que lhe cortassem as pernas, mandou. No século VIII, em Cangas de Onís, era assim.

Fruta da época
Era Dezembro. Perguntaram-lhe sobre frutas da época, e ela respondeu ferrero rocher e mon chéri.

Entre a bisca lambida e o bilhar às três tabelas
Era um atleta de mão cheia. Dele se dizia, e com razão, que dava cartas no jogo de bilhar. Passou ao lado de uma grande carreira, exactamente porque nunca percebeu que bisca lambida é uma coisa e as três tabelas são outra. As duas juntas, com efeito, não fazem modalidade.

Ontem, hoje e amanhã
- Ontem foi dia de Selecção, hoje é Dia de Portugal, e amanhã?
- Amanhã há tripas.

Sem comentários:

Enviar um comentário