sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Honrando a dieta mediterrânica

Assinala-se hoje o quinto aniversário da elevação da dieta mediterrânica a Património Imaterial da Humanidade. Quer-se dizer: se hoje fosse dia 4 de Dezembro de 2018 o assinalamento seria porventura mais exacto, mas aqui o que interessa é a intenção: portanto é hoje.
O que eu gosto mais na dieta mediterrânica, para além da comida propriamente dita, é o facto de se chamar dieta, o que me sossega sobremaneira a consciência, embora me alvoroce os intestinos. Uma dieta feita, paradigmaticamente, à base dos ossinhos da suã da Tasquinha da Alice, em Bobal, Mondim de Basto, como quem vai para as Fisgas de Ermelo, entalados, os ossinhos, entre salpicão caseiro e moiras encantadas e um naco de orelheira para desenfastiar e duas ou três costelinhas e meia dúzia de fatias de toucinho com o sal no ponto e batatas sabendo a terra e olhos de couves geadas pela madrugada e feijão vermelho da leira ao lado e por cima alho picado e azeite da fartura e do melhor mais um tintinho honesto e de malga para molhar a palavra. Produtos frescos, locais e produzidos em sintonia com os ciclos astrais e os ritmos da natureza, como muito bem preconiza a UNESCO. E eu respeito implacavelmente a UNESCO.

Foto Tarrenego!

1 comentário:

  1. É o que eu estou farto de dizer mas ninguém me liga um cara...
    E já agora é só para dizer que conheço o artista que fez essa foto. Chama-se Celestino Graça.

    Ass. Celestino Graça

    ResponderEliminar