Cá em casa
abrimos o Natal, este ano, na passada quarta-feira, dia 12 de Novembro, e no blogue
Mistérios de Fafe também. Fafe e o Natal, o Natal e Fafe, velhas histórias, costumes antigos, o circo, a fé, a família, famílias, ilustres fafenses daquele tempo, todos os dias até ao fim do ano e talvez um pouco além, é
lá.
Bom dia, Senhor Hernâni.
ResponderEliminarPeço desculpa por incomodá-lo.
O meu nome é Sandra Ferreira e estou a fazer uma pesquisa sobre a história da minha família de Fafe.
O meu pai chama-se José Maria Nogueira Ferreira, conhecido por Zé Maria. Foi bombeiro voluntário quando era jovem e mais tarde foi comando em Angola.
Os meus avós chamavam-se Agostinho Ferreira e Maria Laura Nogueira. Viviam em Santo Velho, e o meu avô foi durante muitos anos bombeiro voluntário em Fafe.
Ao ler o seu blogue, encontrei um texto onde fala do Zé Maria, da Dina, da Luísa, do Agostinho Cachada e da Dona Laura. Fiquei profundamente emocionada, porque todos esses nomes correspondem à minha família.
Gostaria de lhe perguntar se acredita que se trata realmente da minha família e se o apelido “Cachada” era a alcunha pela qual eram conhecidos em Santo Velho.
Se tiver alguma recordação deles, uma fotografia ou alguma história que queira partilhar, seria um presente enorme para mim e para o meu pai. Estou a tentar reconstruir a história da nossa família para a transmitir às próximas gerações.
Agradeço-lhe, desde já, toda a atenção que me possa dar.
Com os meus melhores cumprimentos,
Sandra Ferreira
Falo do Sr. Agostinho noutros textos e, se a Sandra é quem diz ser, é da sua família, sim, que falo. Eu era visita lá de casa, em miúdo. Conheci muito bem o senhor seu pai, Zé Maria, lembro-me de ele ter ido para a guerra, convivi com as sua tias Dina e Luísa e sobretudo com os seus tios Armando e Zé. Eu sou o Nane. O senhor seu avô era uma figura, um homem extraordinário, com mil histórias e peripécias, algumas das quais eu conto sobretudo no meu blogue Mistérios de Fafe (https://misteriosdefafe.blogspot.com/). Mas não sei porque era "Cachada".
EliminarCumprimentos,
h.