domingo, 4 de março de 2018

José Casanova 3

Magro, pálido, com um ar sofredor, contudo mantendo o habitual sorriso fraterno: é Mário, acabado de sair da prisão. As cicatrizes nos pulsos, que ele não esconde, atraem a atenção de Francisco. Fui cobarde, estive quase a falar, valeu-me, no último momento, ter-me lembrado dos amigos.
Francisco prende-lhe os braços, numa carícia leve passa as mãos pelos pulsos do amigo.
O outro prossegue: Não seria capaz de voltar a falar-te se tivesse traído... Mas fui cobarde... Francisco abana a cabeça, enquanto o outro continua: Apesar disso, toda a gente me tratou como se fosse um herói. E foste. Tu não sabes. Sei que preferiste morrer a trair os teus amigos.
Foi um momento de fraqueza, de vacilação.
De coragem, de grande coragem.
Dizes isso porque és meu amigo.
Porque sou teu amigo, digo-te sempre o que penso.

"O Caminho das Aves", José Casanova 

(José Casanova nasceu no dia 4 de Março de 1939. Morreu em 2014.)

Sem comentários:

Enviar um comentário