sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O Senhor Hernâni

Foto Hernâni Von Doellinger

Nem de propósito. Está vivo e bem vivo o homem da música. Reencontrei-o ontem no banco do costume, com instrumental novo e a superbicicleta cada vez mais artilhada: agora até já tem relógio-despertador. O jeito para as engenhocas vem-lhe do ofício antigo, mais de trinta anos como afinador de máquinas numa grande fábrica em Rio Tinto. E o amor pela música é de sempre, desde que se lembra de começar a contar os 77 que já leva.
Há meses que não o via. Tem ido alegrar as tardes da rapaziada da idade dele que frequenta o centro de dia da Junta de Aldoar. É ele que me conta. Leva-lhes música, porque lhe apetece e faz gosto. Ninguém lhe encomendou o serviço, não. "Eles vêm cá para fora e eu toco", diz-me, quase envergonhado da felicidade que lhe salta dos olhos. "Quer ver? Quer ver?", e rapa da harmónica e do pandeiro e oferece-me uma modinha americana. Agradeço-lhe. Digo "Muito bem!", para esconder a comoção que também me embaraça. Digo-lhe que tenho sentido a falta dele no banco do Parque da Cidade e que andava preocupado. Não estou a mentir. O homem da música percebe, ri, rouba duas ou três notas ao teclado que tem em cima dos joelhos, para que eu saiba que a coisa funciona. E funciona.
Ele quer que eu fique mais um bocado. Fico. Gosto do homem da música. Ainda por cima tem um nome que, não desfazendo, lhe calha muito bem - é Hernâni. Senhor Hernâni, que eu não sou.

(Este texto foi escrito e publicado no dia 6 de Agosto de 2013. Acontece que ando outra vez em falta com o meu amigo Senhor Hernâni: a vida tem-me desviado do Parque da Cidade e dos nossos encontros ecuménicos. Ele adventista militante e eu católico casca-grossa, falávamos de artes, de paz, das crianças e dos velhos, de afectos, da memória, do mundo, de tudo e de nada, de Deus, da alegria de viver com Deus. O homem da música tentava missionar-me, contava-me da sua Igreja, cantava-me hinos de louvor à vida e ao "Senhor Jesus". Dava-lhes um toquezinho de fado, às vezes de folk - palavra de honra. Eu tinha para a troca o "Tantum Ergo" e o "Queremos Deus", mas guardava-os para mim, e creio que era sensato, o meu amigo não merecia semelhante castigo.
Para chegar aqui: se não me engano, o Senhor Hernâni faz hoje 78 anos. E eu, que não sei dele, o que mais lhe desejo é que faça.)

6 comentários:

  1. Olha, por falar em comoção!... tu queres ver...

    jvd

    ResponderEliminar
  2. O se Nane encontrou o senhor Hernâni. Olha que bem!
    Grande abraço,
    P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja, caro Hernâni, por esta foto e por esta tão feliz notícia. Eu, que estou quase como o outro que “quando deu fé já era ateu”, acho que devia e deve existir um deus benévolo que proteja e faça felizes todos os meus amigos de nome “Hernâni”. Abraço. Luís Carvalho

      Eliminar