sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

E Daniel Campelo deixa?

Há uma auto-estrada no nortinho de Portugal que se chama Auto-Estrada Daniel Campelo ou Auto-Estrada do Queijo Limiano. Liga Viana do Castelo a Ponte de Lima e não é bem uma auto-estrada: é apenas um pedaço de via rápida, vinte quilómetros de quase nada e com o piso a desfazer-se. Por causa destas vergonhas é que vulgarmente lhe dão o nome de código de A27, para proteger a pessoa e o queijo em questão.
A A27 foi dada por António Guterres a Daniel Campelo. Um pagamento pelo voto que viabilizou dois orçamentos de Estado do Governo socialista. Estão lembrados? Exactamente: o famoso "negócio do queijo limiano".
Guterres era primeiro-ministro e no Parlamento faltava-lhe um deputado para ter a maioria absoluta. Campelo era presidente da Câmara de Ponte de Lima e estava na Assembleia da República pelo CDS. Em nome dos superiores interesses das populações do seu concelho e do seu distrito, o autarca-deputado mandou a disciplina partidária dar uma curva, votou com o PS e a coisa fez-se. Daniel Campelo ganhou uma auto-estrada de borla para o seu povo, entre outras importantes contrapartidas que ajudaram a desencravar a região, e foi sempre, sempre, sempre contra a introdução de portagens nas SCUT.
Agora Daniel Campelo está no Governo. É secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural. E a sua auto-estrada gratuita parece que vai ser portajada. Será que ele deixa? Será que ele se fica? Será que ele fica?

7 comentários:

  1. Ai fica fica Hernâni.
    Normalmente os lugares de secretário são como aquela cola que, cola cientistas ao tecto...
    Abraço
    G.J.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se fala sem conhecimento de causa, normalmente lá no nortinho diz se q entra mosca ou sai bosta. Lá no nortinho o povo trabalha no mínimo tanto como os outros portugueses tem menos meios do estado menos investimento na saúde, menos investimento na segurança, nas infraestruturas de comunicaÇão e até (por muito estranho q lhe pareça) menos dinheiro para gastar em combustível na tal via rápida q pelos vistos ñ conhece, q o douto prosador tanta chacota na sua croniqueta. Respeite quem trabalha com menos meios q a maior parte da restante população só pela teimosia de sobreviver na sua terra contra o centralismo bacoco dos governantes espoliado pelo estado dos parcos recursos que possui e da qual esta medida e mais um exemplo.
      José Silva - Alto Minhoto por nascimento e convicção.

      Eliminar
    2. O caro José Silva não percebeu absolutamente nada do que leu. Pior: percebeu ao contrário. Paciência.

      Eliminar
    3. Olá Hernâni.
      Obrigado pelos excelentes nacos de prosa e pelas fotografias. Infelismente para alguns ocasionais, sobretudo para os mais distraídos, vais ter de passar a fazer um desenho.
      Um abraço
      Tony

      Eliminar
    4. Peço imensa desculpa pelo erro ortográfico.É evidente que queria dizer "infelizmente".
      Tony

      Eliminar
    5. Obrigado, Tony. É tudo gente boa. Às vezes um bocado distraída, como bem dizes, mas gente boa. Grande abraço.

      Eliminar