segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cuidado com o que se deseja!

Há 14 anos que Paredes de Coura espera e desespera pela prometido ligação à A3, que nem dista mais do que 12 quilómetros da sede do concelho. Desde Guterres, ainda a auto-estrada que vai de Valença ao Porto não tinha sido construída. O então ministro João Cravinho chegou a comprometer-se com a autarquia, assegurando que, até 2000, as nove mil almas courenses ficariam "ligadas ao mundo". Mas 2000 passou, o mundo não acabou e o anterior Governo, de José Sócrates, meteu o assunto na gaveta avisando a Câmara presidida pelo também socialista António Pereira Júnior de que afinal a obra não poderia avançar, "por falta de dinheiro".
Do actual Governo é que Pereira Júnior ainda não obteve respostas. Hoje, no jornal Público, o autarca lamenta e diz temer que os actuais "12 quilómetros de más ligações" entre o nó de Sapardos e a vila sejam um entrave à instalação de novas indústrias no concelho. E garante que vai continuar à espera, "não pacientemente, mas a contragosto", até porque está seguro de que a ligação à A3 acabará por se concretizar: "Temos a certeza, só não sabemos quando".
Compreendo os anseios de António Pereira Júnior, que muito provavelmente até serão comungados pela esmagadora maioria dos courenses. Afinal, hoje em dia já são poucas, e consideradas esquisitas, as pessoas que não querem ficar "ligados ao mundo". Eu, no entanto, gosto de Paredes de Coura tal qual é e está. Eu, se fosse presidente da Câmara, nunca falaria de "12 quilómetros de más ligações", mas realçaria a beleza incomparável das várias estradas (incluindo os tais 12 quilómetros) que levam até àquele paraíso. Porque Paredes de Coura é um paraíso. Tal qual é e está. Tal qual como eu gosto: pacato, quase deserto, quase só para mim. Mas eu não sou presidente da Câmara. Sou apenas uma visita e, por isso, posso dar-me ao luxo destes egoísmos. E, sim, sou esquisito: gostava bem de ir para lá morar, mas só se me garantissem que poderia ficar desligado do mundo.
O desejo do presidente da Câmara de Paredes de Coura é, porém, a ligação à A3 e mais fábricas. Pereira Júnior diz que tem muito espaço de vago e quer industrializá-lo. Assim seja! Certamente que o autarca tem também bem ponderado tudo o que o concelho poderá vir a perder quando (e se) ganhar os seus 12 quilómetros de auto-estrada. Espero que a troca valha a pena! Porque é preciso ter sempre muito cuidado com o que se deseja. É que, às vezes, os desejos concretizam-se. E convém não esquecer que foi por causa de um desejo que Adão e Eva deram cabo do paraíso original.

4 comentários:

  1. ....Estou totalmente de acordo.A construção daqueler 12 Km vão descaraterizar as aldeias por onde passar e afinal de contas são só 12 Km que se fazem na maior pela estrada velha.!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Para estes autarcas até valem autoestradas nos quintais e fábricas nas casas de banho.

    ResponderEliminar