segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vai dar merda

Duas empresas de segurança tomam conta das linhas do Metro do Porto, por estes dias. Parece que vai sair a que está e entra uma nova, espanhola, mas desde o dia 1 de Novembro que se estorvam uma à outra nas estações e no interior das composições. No terreno, a transmissão de poderes não está a ser pacífica. Os castanhos não falam com os verdes, as duas facções fazem de conta que se ignoram mas não ignoram, disputam lugares "estratégicos" à cotovelada, vigiam-se com caras de poucos amigos, matam-se uns aos outros pelo menos dos olhos para fora, e se um destes dias for dos olhos para dentro e desatar tudo à pancada ou ainda pior... eu cá não me vou admirar.
Enquanto isso, um jovem de 25 anos foi esfaqueado na madrugada de sexta-feira junto à estação da Trindade, o centro nevrálgico do Metro do Porto. De acordo com os relatos da imprensa, a vítima foi atingida com facadas nas costas, desferidas por um grupo de quatro indivíduos que lhe roubou a carteira. Eu sei o que escrevi: "madrugada" e "junto" à estação. Mas, repito, um jovem de 25 anos foi esfaqueado.
A chegado de nuestros hermanos ao Metro do Porto já motivou, por outro lado, uma carta aberta da Associação Nacional de Agentes de Segurança Privada (ANASP) ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e ao ministro da Administração Interna. Na missiva descapotável, a ANASP critica a Metro do Porto por contratar "uma pequeníssima empresa de capitais espanhóis" que terá actualmente apenas "um cliente no Norte do País e um total de 39 vigilantes nos seus quadros". Sublinhando a importância do "superior interesse nacional" que as questões de segurança "da segunda maior cidade do País levantam", a ANASP questiona "que garantias dá uma desconhecida e estrangeira empresa".
Isto é outra guerra, mas escusava a xenofobia. Ainda por cima, a xenofobia de cadeirão. Porque quem vai andar à trolha, por causa destas e de outras teorias da mesma marca, vai ser o pessoal do rés-do-chão, como sempre. Eles lá em cima seguem o combate de copo de uísque na mão e fumam charuto. E eu, se tivesse dinheiro, também já fumava um...

2 comentários:

  1. Rsrsrsrsrsrs
    Tudo à estalada...? Eu gostava de ver!
    Claro que, esse tipo de baixarias fica por conta da raia miúda, porque quem manda fica a assistir no camarote.
    Conheço bem o actual administrador do Metro do Porto, tenho muito orgulho numa amizade que já leva quase quatro décadas, sei que não é homem para fomentar esse tipo de coisas, não fuma e quanto a beber, prefere um bom Vinho do Porto, mas acredito que a tutela, perante a qual responde, tenha o perfil que aqui preconizas.
    O que essa gentinha não fará para pagar um cêntimos a menos na altura da contratação de um serviço desses, sim, porque para outros é à tripa forra e sem concurso. E depois, vêm com a maior lata dizer-nos, comprem o que é nosso...
    Quanto ao esfaqueamento de madrugada e próximo da estação da Trindade, quanto a mim isso fica a dever-se à má vizinhança que, como sabes, inclui o que de pior a sociedade tem.
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
  2. Claro. A "má vizinhança"! Não perdes uma oportunidade, Gaspar.
    Obrigado pela visita e pelo comentário. Grande abraço.

    ResponderEliminar