sexta-feira, 27 de novembro de 2020

O regresso do Titan

Foto Hernâni Von Doellinger

Dia 12 de Abril de 2012. O superguindaste Titan, desactivadíssimo e declarado em avançado estado de degradação, estava a ser desmantelado no molhe sul do Porto de Leixões, junto ao terminal de cruzeiros em construção. Durante a operação, a cabina de uma grua caiu sobre uma conduta de gás, provocando várias explosões e um enorme incêndio. Morreu um trabalhador.
O Titan, símbolo de Leixões e de Matosinhos, desaparecia em tragédia dos nossos pores-do-sol. Considerado uma importante peça da arqueologia industrial, mesmo em frente à minha varanda se eu me puser de lado, os seus restos foram despejados e esquecidos num canto junto à Docapesca (foto de baixo).
Mas há novidades. As notícias contam que foi hoje apresentado "o projecto para o renascer do Titan no terminal de cruzeiros do Porto de Leixões", "aberto ao público, com data prevista para o próximo Verão."
Puxemos então de uma cadeira e sentemo-nos. É que. No final de Fevereiro de 2019 já tinha sido anunciado que uma réplica do Titan iria ser construída perto do sítio do guindaste original, bem "visível para todos, para quem vier ao terminal de cruzeiros ou simplesmente for passear nas praias", de acordo com Ana Paula Vitorino, então ministra do Mar. Esperemos portanto pelo próximo anúncio - talvez para o ano...

Foto Hernâni Von Doellinger

Sem comentários:

Enviar um comentário