quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Microcontos & outras miudezas 229

Entre a herança e a falta de educação
Deixar a porta à Berta é uma coisa. Outra, bem diferente, é deixar a Berta à porta.

Gonçalves Zarco, cavaleiro do Infante
João Gonçalves Zarco, da nobre família dos Zarcos de Valdevez, foi um navegador português e cavaleiro fidalgo da Casa do Infante D. Henrique. O Infante, que vestia modelitos chiques e adorava festas e festinhas, encarregou Zarco de organizar o povoamento e administrar a zona funchalense da Ilha da Madeira enquanto Alberto João Jardim não chegasse. Dito e feito. Quando se reformou, o velho Zarco, que também não era tolo e tinha agasalhado uns cobres valentes, abriu uma escola em Matosinhos mas escolheu a Foz, no Porto, para morar, instalando-se desafogadamente na famosa Rotunda do Castelo do Queijo, a que também chamam Praça de Gonçalves Zarco exactamente em homenagem à estátua equestre de D. João VI que está lá no meio. 

O Infante Dom Henrique ou Infante Dom Henrique de Avis ou Príncipe Henrique, Duque de Viseu e Senhor da Covilhã, cavaleiro da Ordem da Jarreteira, administrador-geral da Ordem de Cristo, é também popularmente conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador, embora nunca na vida tivesse embarcado derivado aos enjoos.

Arranha-céus e faz-lhes cócegas
Em Novembro de 2003 foi inaugurado em Taiwan o maior arranha-céus do mundo, com 508 metros de altura. Muitos parabéns! Dez anos depois, em Setembro de 2013, as notícias anunciavam que o primeiro arranha-céus invisível iria ser construído em Seul. O que é verdadeiramente extraordinário! Não sei se a obra foi mesmo feita e se o prédio já estará concluído, mas também ninguém sabe. E será bonito?

Sem papas na língua
Não tinha papas na língua. Realmente não. Já era maior e vacinado, e há muito que comia sólido. Mas tinha papos. Papos, sim. Andava constantemente a trincar-se...

Somos a informar
A pedido da Associação dos Antibióticos Anónimos (AAA), informa-se: a habitual reunião das segundas passa habitualmente para as terças, já a partir de hoje, quarta.

Dia do Homem
- Hoje é Dia do Homem... - disse ele.
- Dói-me a cabeça! - disse ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário