quarta-feira, 21 de outubro de 2020

O Magalhães da Circunvalação

E parece que foi ontem. No dia 21 de Outubro de 1520, mais de um ano após o início da primeira viagem de circum-navegação da Terra, o navegador português Fernão de Magalhães descobriu na ponta da América do Sul um estreito de passagem entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O estreito passou a chamar-se de Magalhães, para não se confundir com o estreito do Antunes, que realmente parece um pau de virar tripas. Na cidade do Porto, em homenagem a tamanho cometimento, foi mandado construir uma avenida que ligasse o Campo 24 de Agosto ao falecido Estádio das Antas, e que viria a revelar-se de uma paradigmática utilidade domingueira de quinze em quinze dias.
Mas já foi há muito tempo. Quinhentos anos exactos. Por isso o que mais se ouve dizer por estes dias jubilares entre o Porto e Matosinhos, à porta dos liceus, nas galerias de arte, nos cafés, nas esquinas, nos autocarros, no metro e até nas trotinetas partilhadas, que voltaram à carga, é: - Mas afinal quem era esse Fernando Magalhães? Foi ele que inventou a Viagem da Circunvalação?...

P.S. - O navegador Fernão de Magalhães, nascido provavelmente em Ponte da Barca, Alto Minho, em 1480, morreu em 1521, nas Filipinas. Entre uma coisa e outra descobriu, com efeito, a Circunvalação, e a Circunvalação, meus senhores, é realmente um mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário