domingo, 25 de outubro de 2020

Coentros e raspanetes

Semeei coentros num vaso. Um vaso pequeno, que a varanda é curta e só dá mesmo para isso: vasinhos - com salsa, manjericão, tomilho, hortelã, alecrim e coentros, azevinho para me lembrar que há sempre Natal apesar de tudo, e duas daquelas plantas dadas ao deserto e tão portuguesas dos nossos dias que conseguem safar-se sem comer e sem beber durante pelo menos ano e meio. Uma foi-me oferecida pelo meu amigo Almeida, fino como um alho para me ensinar a vida. Tivesse eu espaço e também lá metia, a ver se dava, tudo o que não tenho e nos faz tanta falta, como, por exemplo, batatas, arroz, bacalhau, emprego, azeite, pão, ossos da suã, respeito, sardinhas, carapaus, médicos, enfermeiros, bifanas e outras coisas assim. Mas deixemo-nos de lamechices.
O que interessa é isto, dei utilidade à minha manhã de domingo. Semeei o vaso de coentros e preguei-lhes logo um sermão, porque realmente de pequenino é que se torce o pepino (sim, pepinos também era bem bom!): meus ricos meninos, disse-lhes eu, está um frio que não se pode andar com ela ao léu, mas não quero cá pieguices! O tempo está ruim, está sim senhor, são tempos de pandemia e de períodos de chuva fraca passando gradualmente a regime de aguaceiros, mas é em tempos assim que se vê de que massa é que os coentros são feitos (massa também dava jeito, se for de cotovelos)! Temos de ser exigentes, meus montes de merda (isto é o chamado estrume moral), temos de ser persistentes, suas sementes de trazer por casa (é verdade, apanhei-as no vaso do ano passado)! E dou catorze dias, talvez dez, para vos começar a ver a fronha, com geada ou sem geada, o problema é vosso, engonhas sem vergonha! Catorze dias, talvez dez, um atrás do outro, sem sequer tirar fora, disse eu ao vaso e não estava para brincadeiras. Queres feriado, toma!

Vamos lá ver o que acontece. Diz que se deve falar com as plantas e eu falei logo com as sementes. Tenho um vizinho alemão que se chama Adolfo e que gostou muito de me ouvir. Só espero não ter sido duro demais. Os coentros fazem-me falta. 

P.S. - Hoje, 25 de Outubro, é Dia Mundial das Massas.

Sem comentários:

Enviar um comentário