quarta-feira, 25 de março de 2020

Microcontos & outras miudezas 197

O Capitão Gancho e o Capitão Iglo
Discutia-se se o Capitão Gancho era pirata ou era corsário. Conversa vai, conversa vem, uns que corsário, outros que pirata, alguns até que contrabandista, ladrão, gatuno, filhodaputa, ó corno!, como num normal jogo de futebol à porta aberta, mas não havia maneira de se chegar a uma conclusão ou, vá lá, como remedeio, a um consenso - e era precisa uma maioria qualificada, isto é: dois terços mais pelo menos uma via-sacra. O animado debate mudou bruscamente de rumo quando alguém recém-entrado a bordo alvitrou que o Capitão Gancho se chamava Capitão Gancho para não ser confundido com o Capitão Iglo dos douradinhos mas sobretudo porque comandava o seu navio, o Jolly Roger, com mão de ferro e vencia o Capitão Iglo quantas vezes lhe apetecesse. Aprovado por unanimidade e aclamação, e ali se fez história.
Bebia-se verde tinto, e era uma rica pinga.

Vida dupla
Tinha realmente uma vida dupla. Já ia nos 103 anos.

Chama o antónimo
Se era uma pessoa sensata? Não. Pelo contrário. Era uma pessoa até bastante consata.

Um homem bem apetrechado
Tinha uma panóplia de argumentos, uma panela de pressão, uma visão estratégica, uma caixa de pandora e carradas de razão. Era realmente um homem muito bem apetrechado.

O pão
Quando a nossa padaria, o sítio onde todos os dias compramos o pão que nos alimenta há mais de trinta anos, quando a nossa padaria, insisto, nos diz "Olhe, a partir de amanhã estamos fechados", então, se não soubéssemos, ficaríamos a saber: o coronavírus é mesmo a sério. 

Levantamento das Caldas
O Levantamento das Caldas, tentativa de golpe militar contra o Estado Novo caetanista, ocorreu no dia 16 de Março de 1974 e, apesar de falhado, serviu de rastilho para a Revolução de 25 de Abril. É também chamado Intentona das Caldas, Revolta das Caldas ou Golpe das Caldas - tudo nomes bem menos sugestivos e mais ajuizados. É. Deixem-se de malandrices! Levantamento e Caldas, na mesma expressão, trazem logo à conversa fradinhos malacuecos...

Sem comentários:

Enviar um comentário