segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Petronas, o Patrício, tio de Miguel, o Ébrio

Fez anos no passado dia 3 de Setembro e foi aqui devidamente assinalada. A Batalha de Lalacão realizou-se entusiasticamente em 863 entre as forças do Império Bizantino lideradas por Petronas, o Patrício, tio do imperador Miguel III, o Ébrio, e um exército invasor árabe, comandado por Ambros, emir de Melitene e não se sabe tio de quem. Depois de algum à-rasquismo próprio destes casuais eventos guerreiros, ora agora bates tu, ora agora bato eu, os bizantinos lá acabaram por levar a taça, decisão unânime dos juízes.
Como prenda pela vitória, o general Petronas - neto de Artavazd Mamikonian, filho de Marino e Teoctista e irmão mais novo de Bardas e da imperatriz Teodora casada com o imperador Teófilo, pais de Miguel -, é hoje em dia cinzento, guarda-redes do Wolverhampton, dono de todas as reservas de petróleo e gás natural da Malásia, tem duas torres gémeas e patrocina carros Mercedes de Fórmula Um e motos Yamaha de Moto GP. Está muito bem na vida, diz a Forbes, que não foi à guerra. Quanto ao sobrinho Miguel, lá continua, nos copos. Bizantinamente...

P.S. - Petronas, o Patrício, morreu a 11 de Novembro de 865, curiosamente no mesmo dia em que faleceu também o monge bizantino António, o Jovem, com apenas 80 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário