quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Salvemos o gaivotal da Riguinha e Carcavelos

Foto Hernâni Von Doellinger

O estuário da ribeira da Riguinha e Carcavelos é a principal atracção turística da Praia de Matosinhos. E tem um valor ecológico incalculável. Mas não está legalmente protegido e essa omissão é um perigo. Vamos admitir que, por absurdo, algum maluco episodicamente com poder se lembrava de subterrar o curso de águas, introduzindo-o directamente no oceano: assim se destruiria um dos mais interessantes e bem frequentados gaivotais da costa portuguesa. Estão a ver o desastre?
Mais uma pergunta, já agora, e esta dirigida a quem manda, mas upa upa: para quando a criação da Reserva Natural do Gaivotal da Praia de Matosinhos? Era uma garantia, ficava o assunto resolvido.
A este santuário, estrategicamente localizado mesmo aos pés da famosa Anémona da Olá, as gaivotas acorrem aos milhares e ao cheiro. Porque a Riguinha cheira. O estuário da Riguinha e Carcavelos parece a desembocadura de um esgoto. A Riguinha tem tudo para ser um bom esgoto, mas é uma ribeira de papel passado. Quando chove, a ribeira alimenta-se das sarjetas das ruas e as gaivotas agradecem. As águas são gordurosas e amiúde recheadas, são ora pretas ora castanhas, sobretudo castanhas. E as gaivotas apreciam. E todo este património não se pode perder.
As gaivotas, que têm merda na barriga mas não na cabeça, não se acreditam que a Riguinha é uma ribeira. Acham que é um esgoto. E eu até as compreendo.

Foto Hernâni Von Doellinger

(Texto profético publicado originalmente no dia 11 de Dezembro de 2012. Meia dúzia de anos depois, a Câmara de Matosinhos tende finalmente a concordar com as gaivotas - isto é, a ribeira da Riguinha não é ribeira nenhuma, é um esgoto -, e já pensa em canalizar a porcaria para 300 metros da costa. Subsiste a magna questão: e o gaivotal?)

1 comentário:

  1. Hrnâni meu irmão. Foi nos idos anos oitenta do século passado que fotografei isto, na altura para "O PRIMEIRO DE JANEIRO". Quatro décadas depois esta vergonha continua. E o mais chocante é que a Autarquia de Matosinhos assobia para o lado. Agora, são as gaivotas que aproveitam esta "mais valia". No verão, são as crianças que brincam neste esgoto a céu aberto para chapinarem, enquanto as mamãs e as vovós conversam descontraídas e felizes. Será que pensam que a m.... faz bem à pele ?

    ResponderEliminar