sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Microcontos & outras miudezas 103

O Actávico
Era bom rapaz o velho Octávio com cê. Bom rapaz, porém antigo no que diz respeito a pensamento, usos e costumes. Baptista com pê, o mordomo do Club sem é, até lhe costumava chamar, por graça, Dr. Actávico. Com dois cês.

Lições de História: Tântalo
Muitos séculos antes de ser o elemento químico com o número atómico 73 da classificação periódica, com o símbolo Ta, metal raro, muito dúctil e maleável, usado no fabrico de ligas metálicas, de filamentos de lâmpadas de incandescência (afilamentos das alâmpadas, como dizia o Pereira), especialmente nas sujeitas a vibrações, devido à sua grande tenacidade na forma de filamentos, segundo reza, entre parênteses à parte, o Dicionário da Língua Portuguesa 7.ª Edição, da Porto Editora, Tântalo foi um mitológio rei da Frígia ou da Lídia, casado com Dione. A geografia daquele tempo era incerta, os registos de casamento é que não, e os nomes são um mimo. Tântalo seria filho de Zeus e da princesa Plota. E é também um suplício.

Eflúvios amorosos
"Cheiras a vinho", disse ela. "Aproveita", disse ele.

Não há copo como o primeiro
Cada vez que ficava bêbado, ele sabia: nunca devia ter bebido aquele primeiro copo. Os doze seguintes caíram-lhe bem e eventualmente até beberia mais seis ou sete sem problema. Mas aquele primeiro...

O da porta
Ele sabia que o último copo é que lhe fazia mal. Por isso pedia sempre mais um.

Dilema
- Diletante.
- Dile tu!

Sem comentários:

Enviar um comentário