quinta-feira, 10 de maio de 2018

Os Bombeiros da Póvoa são os melhores da Póvoa

O meu avô da Bomba tinha a mania de contar anedotas e contava-as muito bem. Eram duas. Contava-as sempre, nem que não lhe pedissem, abrilhantando casamentos, comunhões e baptizados de família: eram a anedota do cu português que, apesar do negrume da noite, acabou identificado pelos Carabineros na passagem a salto para Espanha, passemos à frente, e a anedota dos Bombeiros da Póvoa. Póvoa de Lanhoso, para que nos situemos.
Contava o meu avô da Bomba que, em dia de festa de aniversário da prestimosa corporação lanhosense, o respectivo comandante fez o discurso que se segue: "Minhas senhoras e meus senhores, os Bombeiros da Póvoa são os melhores do mundo. Digo mais, os Bombeiros da Póvoa são os melhores da Europa. Os Bombeiros da Póvoa são os melhores da Península Ibéria. Os Bombeiros da Póvoa são até os melhores de Portugal. Os Bombeiros da Póvoa, minhas senhoras e meus senhores, excelência reverendíssima, são os melhores do Minho, os melhores do distrito de Braga. Que não haja dúvidas: os Bombeiros da Póvoa são aos melhores da Póvoa. Vivam os Bombeiros da Póvoa! Tenho dito."
Era a anedota. E por falar nisso:

"Município de Fafe ocupa segundo lugar no ranking de prazos de pagamento", anunciou esta semana a Câmara da minha terra. Era o título. Gostei! Fafe, vice-campeão nacional de boas contas, tenho de confessar que senti uma certa vaidade, aquele suspiro de bairrismo bom que nos acode de vez em quando. Infelizmente dei-me à canseira de ler um bocadinho das letras mais pequenas, que começavam assim: "Dos 24 municípios da região do Minho, Fafe registou a segunda melhor prestação na liquidação de facturas que dão entrada nos serviços"..., e lá se me esvaeceu o entusiasmo.
Quer-se dizer, era habilidade pataqueira: o município de Fafe ficou em segundo lugar, mas no regional. Fosse a Câmara um pouco mais ambiciosa e poderia ter anunciado até a conquista da Champions. Assim, talqualmente o da anedota dos Bombeiros da Póvoa: "Município de Fafe ocupa o primeiro lugar no ranking de pagamentos do município de Fafe."

P.S. - A nível nacional, Fafe classificou-se nas redondezas do 70.º lugar. Um resultado que até é interessante, no meio de mais de trezentos municípos, dispensando-se, por isso, a areia oftalmológica. O que tem piada (e eu só o soube depois de escrito o texto acima) é que na região do Minho o município que ficou à frente de Fafe, no 21.º lugar da geral, se não me engano, foi exactamente o da Póvoa de Lanhoso. Isto anda tudo ligado, como dizia o saudoso Eduardo Guerra Carneiro...

Sem comentários:

Enviar um comentário