quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Microcontos & outras miudezas 50

Dá-me a tua camisola
Meio-dia. Hora do Angelus dominical na Praça de São Pedro, quase completamente cheia. É uma das melhores casas da época. No meio da multidão de freirinhas, jovens padres, padres reformados, falsos padres, carteiristas, japoneses de máquinas fotográficas, polícias, tarados sexuais no roço, a claque ultra do Santos Futebol Clube, vendedores de raspadinhas benzidas, católicos mais ou menos indiferenciados e sérios, uma excursão de Oliveira de Azeméis e hippies retardatários, há uma cartolina que se agita no ar, em direcção à janela papal. Está escrito: "Bento - 16 - Dá-me a tua camisola".

P.S. - Escrito e publicado originalmente no dia 5 de Outubro de 2011. 

Botar é a direito e um beber cívico
- Botas tu ou boto eu?
- Bota tu, mas bota de alto...
- Boto em consciência...
- Então bonda, que já esborda...
- E agora?
- Agora: dou-lhe um beijinho, mando-lhe uma pescoçada, e a seguir boto eu...

P.S. - Botar ou não botar, eis a questão. Sobre tão momentoso assunto, recomendo duas releituras evidentemente educativas, aqui no Tarrenego!: Mais um quartilho para a mesa do canto e O falar antigo (ou o fafês, se calhar).

Tinha um sonho mas já não tem
Quitério tinha um sonho muito antigo. Levou-o à Feira da Vandoma. Deram-lhe euro e meio por ele...

O caminho para a Felicidade
É fácil. Sempre em frente até ao largo da igreja, vira à direita pela rua com árvores, passa pelo campo da bola e pela sede, torna à esquerda e logo na esquina, encostada ao café e depois do funileiro, há uma casa pequenina com porta vermelha e vasinhos floridos na janela: é aí que ela mora. Ela e os dois filhos. Cuidado com o cão!

Despesas de manutenção efectivamente...
"Despesas de manutenção?", perguntei. "Efectivamente despesas de manutenção, meu caro senhor", respondeu-me o senhor do banco. "Mas qual manutenção e qual efectivamente?", insisti, porque padeço dessa mania. "Efectivamente temos destacado um colega que diariamente e em exclusivo põe a arejar, limpa o pó e passa a ferro as vinte notas de cinquenta euros que o caro senhor em boa hora fez o favor de entregar à nossa guarda. É o gestor de conta de vosselência...", explicou-me o senhor do banco. "Ah, bom!, nesse caso...", disse eu.

Às vezes dava-lhe na cabeça...
Às vezes dava-lhe na cabeça e levava tudo a eito. Geralmente não era assim tão organizado...
Às vezes dava-lhe na cabeça e varria tudo o que tivesse à frente. A casa ficava um brinco!
Às vezes dava-lhe na cabeça e limpava até a casa dos outros. Cleptomanias...
Às vezes dava-lhe na cabeça. Até que ela o deixou...

Perdi o Euromilhões por apenas 32 quilómetros...
Preenchi e registei o Euromilhões, quinta-feira, na vila de Caminha. Vejo hoje nos jornais que o megajackpot acumulado de 190 milhões de euros saiu em Espanha, a um único apostador. Que diabo, podia ter tratado do assunto quando depois fui a Tui meter gasóleo... 

Sem comentários:

Enviar um comentário