quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Jorge Amado 5

Cantiga para ninar Malvina

Dorme, menina dormida
teu lindo sonho a sonhar.
No teu leito adormecida
partirás a navegar.

Estou presa em meu jardim
com flores acorrentadas.
Acudam! vão me afogar.
Acudam! vão me matar.
Acudam! vão me casar
numa casa me enterrar
na cozinha a cozinhar
na arrumação a arrumar
no piano a dedilhar
na missa a me confessar.
Acudam! vão me casar
Na cama me engravidar.

No teu leito adormecida
partirás a navegar.

Meu marido, meu senhor
na minha vida a mandar.
A mandar na minha roupa
no meu perfume a mandar.
A mandar no meu desejo
no meu dormir a mandar.
A mandar nesse meu corpo
nessa minh’alma a mandar.
Direito meu a chorar.
Direito dele a matar.

No teu leito adormecida
partirás a navegar,

Acudam! me levem embora
quero marido pra amar
não quero pra respeitar
Quem seja ele - que importa?
moço pobre ou moço rico
bonito, feio, mulato
me leve embora daqui.
Escrava não quero ser.
Acudam! me levem embora.

No teu leito adormecida
partirás a navegar.

A navegar partirei
acompanhada ou sozinha.
Abençoada ou maldita
a navegar partirei.
Partirei pra me casar
a navegar partirei.

Partirei pra me entregar
a navegar partirei.
Partirei pra trabalhar
a navegar partirei.
Partirei pra me encontrar
para jamais partirei.

Dorme, menina dormida
teu lindo sonho a sonhar.


"Gabriela, Cravo e Canela" Jorge Amado 

(Jorge Amado nasceu no dia 10 de Agosto de 1912. Morreu em 2001.)

Sem comentários:

Enviar um comentário