sábado, 15 de julho de 2017

Nascimento Morais Filho

 Evocação

Poetas, meus irmãos, acompanhai meu grito!
- Eu sou o sofrimento dos sem nome!
- Eu sou a voz dos oprimidos!
Não tanjo a lira mágica de Orfeu
de quem as aves se acercavam para ouvi-lo
e lhe vinham lamber os pés as próprias feras!

As láureas, meus irmãos, olímpicas não busco
com que cingis de glórias os vossos sonhos!
- Cravaram-me a coroa dos crucificados!
Minha Castália - são as lágrimas do Povo;
Meu Parnaso - a Dor da minha Gente!

Meu instrumento é poliforme e rude!...
Não tem o aristocrático perfil das harpas nobres
nem as rutilações de sons das pedras raras.
- Ele é Clamor!
Ruge nos seus trons
o estrugir do Povo em Praça pública!

Poetas, meus irmãos, acompanhai meu grito!
Maldigo a resignação infame dos covardes!
- Eu prego a rebeldia estóica dos heróis:
- Meu Evangelho é a Liberdade!
A Liberdade, meus irmãos,
tem a forma simbólica da Cruz
e a cor do sangue!
- O sangue é o apanágio da Conquista!

Poetas, meus irmãos, acompanhai meu grito!
Jesus,
se conquistou os céus com suas orações,
Ele, o Redentor,
sobre a terra triunfou com o sangue do seu corpo!

Sangue, flâmula bendita,
e, no Calvário - FÉ - aberta em Cruz!
Poetas, meus irmãos, acompanhai meu grito!

"Clamor da Hora Presente", Nascimento Morais Filho

(Nascimento Morais Filho nasceu no dia 15 de Julho de 1922. Morreu em 2009.)

Sem comentários:

Enviar um comentário